Saiba um pouco da produção de repolho e dos benefícios da hortaliça!
A produção de repolho no Brasil está concentrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (que representam 94% do total).
A colheita se estende por todo o ano e ocorre de dois a quatro meses após o plantio, dependendo da variedade escolhida e época de cultivo, com desenvolvimento mais rápido no verão.
A vida pós-colheita é de cinco a oito dias, o que varia conforme as condições de armazenamento. O clima ideal para desenvolver a cultura é seco e com temperaturas amenas, mas algumas variedades são mais tolerantes ao calor.
A cultura é exigente quanto à água, sendo comum a irrigação, principalmente na época de transplantio das mudas.
Em relação à rentabilidade, a produção de repolho costuma dar resultados positivos, apesar das oscilações do mercado.
No entanto, produtores avaliam que a margem é apertada, com preços próximos ao custo de produção. A demanda pelo produto é um entrave a maiores ganhos, visto que o consumo ainda não é tão alto.
Entre os desafios da cultura, o maior deles está em maximizar os lucros (devido às margens geralmente apertadas) e, para isso, é preciso manter um baixo custo de produção.
A baixa demanda nacional, contudo, é o principal desafio a ser vencido, com a necessidade de incentivos ao consumo e da melhor divulgação de seus benefícios nutricionais.
O repolho verde já foi destaque no Foodnews. Saiba mais da verdura e seus benefícios, como da perda de peso! Clique aqui!
O repolho verde, junto com a alface é uma das principais hortaliças que fazem parte do cardápio dos brasileiros. O repolho verde é uma boa opção para quem deseja perder peso já que possui baixo valor calórico. O seu consumo também fornece outros benefícios:
- é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico;
- quando utilizado como cataplasma possui propriedades que tratam infecções na pele e inflamações;
- é rico em vitamina E que purifica o corpo e a pele e rejuvenesce os tecidos;
- possui vitamina A, responsável por combater infecções, pela boa saúde de olhos e pele;
- a presença de betacaroteno nas folhas fortalece a saúde ocular e previne contra a catarata;
- combate a prisão de ventre e ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo por conter fibras alimentares.
Adaptado de Hortifruti Brasil
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!