Produtos diferenciados no mercado de hortifrútis

O mercado de frutas e hortaliças tem demanda crescente por produtos diferenciados e de melhor qualidade.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, atrás de China e Índia, mas ocupa apenas a 23ª posição no ranking mundial de exportação. Problemas de embalagem e conservação comprometem a qualidade e comercialização dos nossos produtos”, explica Joaquim Oscar Alvarenga, chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas.

O consumo de frutas pelos brasileiros ainda é considerado pequeno. São 57 quilos por pessoa ao ano. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que esse consumo seja de 120 quilos, valor que é realidade em países como a Espanha, por exemplo.

Aliás, o Foodnews destacou que o mercado de hortifrútis no Brasil ainda tem muito espaço para crescer. Clique aqui!

Segundo Joaquim, pesquisa realizada em Belo Horizonte-MG mostra os motivos declarados pelos consumidores para não comer maior quantidade de frutas. A principal razão apontada é a aparência dos produtos (sujos, amassados, estragados). Em seguida, aparecem outras causas, como preço, falta de tempo e de hábito.

A melhoria da qualidade de frutas é muito importante, para que os produtores consigam realizar boas vendas. É preciso investir em classificação, padronização e em cuidados de embalagem para garantir a conservação dos produtos.

O representante da CeasaMinas aponta também outros condicionantes para conquistar o mercado de frutas e de hortaliças, além da qualidade do produto final. “Deve-se ter oferta em quantidade. Por isso, é importante o associativismo, o cooperativismo. A oferta também precisa ser permanente, ter regularidade. Se o agricultor numa época tem produto e em outra não, ele perde o cliente. Além disso, é importante o baixo custo de produção para ter condições de negociar”.

Deny Sanábio, do Departamento Técnico Estadual de Fruticultura da Emater-MG, reforça que o mercado exige cada vez mais alimentos em quantidade, com qualidade e produtos diferenciados. “Atualmente, o consumidor quer conhecer a procedência do que compra. Uma pesquisa recente da consultoria Nielsen com 30 mil entrevistados em 63 países mostrou que a maioria prefere adquirir um alimento do fabricante ou vendedor que revela como é seu processo de produção”.

Para estimular a oferta de produtos diferenciados em Minas Gerais, o governo do estado criou um programa de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais, como café, leite, queijo artesanal e cachaça. E os fruticultores agora também podem aderir ao Certifica Minas.

O programa tem como pontos fundamentais: segurança alimentar, rastreabilidade, responsabilidade social, ambiental e boas práticas agrícolas. O produtor que deseja participar se inscreve, recebe orientações e um manual a ser seguido. Quando o agricultor está com sua produção adequada às normas, ele solicita que seja feita a vistoria. Se o auditor verifica que são atendidos, pelo menos, 80% dos requisitos do manual, concede a certificação. Os alimentos, então, passam a ser comercializados com o selo Certifica Minas Frutas.

Como alternativas para que produtores possam conquistar mercado e agregar valor aos hortifrútis, Joaquim indica o que tem despertado cada vez mais interesse entre os consumidores: orgânicos, com demanda crescente; e produtos minimamente processados, por causa da praticidade que oferecem (saladas preparadas, hortaliças higienizadas, picadas, frutas descascadas, cortadas, polpas para sucos e frutas desidratadas).

E por falar em produtos diferenciados, o Foodnews destaca para a tendência de aumento do consumo de alimentos prontos, como os snacks de hortaliças. Clique aqui!

Adaptado da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produtos diferenciados no mercado de hortifrútis was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!