Mercado

Por que o produtor não controla o custo de produção da fazenda?

É a gestão do custo de produção da fazenda que fornece informações para a tomada de decisão com foco no retorno econômico.

Pois é, e embora a afirmação acima seja já bastante conhecida pelo produtor rural, por que ainda poucos praticam um adequado controle do custo de produção da fazenda?

Nesse contexto, um estudo conduzido pela mestranda Angélica Cáritas, do LAE/USP buscou analisar a gestão de custos dos produtores de ovinos do estado de São Paulo.

O objetivo foi conhecer melhor o perfil do produtor com relação ao assunto e descobrir, porque, de fato, o controle de custo de produção da fazenda é ainda algo muitas vezes distante ou parcialmente praticado.

Os resultados mostraram que existem 3 realidades na gestão de custos entre os produtores.

  • Primeira, os produtores que realizam o cálculo dos custos de forma mais completa com ajuda de contador.
  • Segunda, os produtores que utilizam controles simples dos custos, considerando somente os custos desembolsáveis, portanto não tem certeza de quais são os seus reais resultados.
  • E a terceira, os produtores que não possuem nenhum controle e relataram que não vêm importância e necessidade de fazer.

A maioria dos produtores pertence à segunda realidade. E o principal motivo apresentado pelos produtores para não calcularem os custos considerando todos os fatores de produção foi, nessa ordem:

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
  • falta de hábito,
  • não acharem importante,
  • falta de um modelo,
  • falta de orientação e
  • falta de tempo.

Entre as dificuldades em registrar e calcular os custos apresentadas pelos produtores estão entender os conceitos, coletar e processar de dados e fazer anotações de campo.

Portanto, é necessário a elaboração de sistemas de gestão de custos de fácil aplicação e manuseio, e que atenda as necessidades dos produtores e lhes mostrem os seus reais custos de produção. Visto que os produtores apresentam dificuldades de entender os conceitos, coletar e processar os dados.

E por falar em custo de produção da fazenda, o Farmnews reuniu alguns temas temas e materiais que visam introduzir o custo da fazenda aos menos familiarizados com o assunto. Clique aqui e confira!

Clique aqui para acessar o artigo completo da Angélica Cáritas relacionado a gestão do custo de produção da fazenda!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo