Mercado

O que é o Plano ABC e qual a sua importância na agricultura?

O Plano ABC é o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.

O Plano ABC é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa de combate ao aquecimento global.

O Plano ABC é estruturado em 7 programas:

  • Recuperação de Pastagens Degradadas;
  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);
  • Sistema Plantio Direto (SPD);
  • Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN);
  • Florestas Plantadas;
  • Tratamento de Dejetos Animais;
  • Adaptação a Mudanças Climáticas.

Entre os compromissos firmados pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), se destacam: ampliar o uso de tecnologias para tratamento de 4,4 milhões de m3 de dejetos de animais para geração de energia e produção de composto orgânico, além de recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação, entre outras.

Inclusive o Farmnews destacou que os produtores rurais estão preservando mais o meio ambiente (clique aqui).

Resultados apontam que, no final de 2016, mais de 170 milhões de hectares de vegetação nativa estavam preservados pelos agricultores dentro dos imóveis rurais, o que representa mais de 20% do território brasileiro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mato Grosso já possui 870 mil hectares de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o que corresponde a quase um quarto da meta de 4 milhões de hectares estabelecida para todo o país até 2020.

O Mato Grosso é um dos estados que está à frente na utilização de tecnologias do Plano ABC. Atualmente o estado conta com mais de 820 mil hectares de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o que representa quase um quarto da meta do país todo para 2020, que são de 4 milhões de hectares.

Aliás, dados da Embrapa revelam que cerca de 65% do território de Mato Grosso é preservado (clique aqui e saiba mais).

A Embrapa, a partir de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) destaca a importância da agricultura na preservação ambiental (clique aqui e saiba mais).

Clique aqui para acessar artigo sobre uso das áreas de agricultura no Brasil! E também sobre as áreas de expansão agrícolas disponíveis no Brasil e no mundo (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo