Mercado

A produtividade da soja perto do limite?

Estudo aponta novos métodos de cultivo e cultivares resistentes a doenças como alternativas para expandir a produtividade da soja.

O uso de tecnologias no processo de cultivo da soja pode ser a solução para impulsionar ainda mais a produtividade da soja, sem aumentar os custos de produção.

O tema é abordado no estudo “A produtividade da soja: análise e perspectivas”, que integra uma série de compêndios elaborados pela Conab.

Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce (clique aqui e veja dados do Brasil e dos principais produtores mundiais).

De acordo o documento, apesar dos investimentos em tecnologia feito nos últimos anos, o crescimento dessa cultura no país ocorreu principalmente pela incorporação de novas áreas ao processo produtivo.

“Em relação à produtividade, no período avaliado de 40 anos até a safra 2015/16, a cultura global de soja atingiu um nível médio de produtividade que não tem mais avançado”, diz o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto.

“Nos três maiores produtores mundiais – Estados Unidos, Brasil e Argentina –, a marca de 3 mil kg/ha representa um patamar de produtividade média que não se consegue avançar de forma significativa. Então, é preciso pensar em alternativas para aumentar o rendimento”, acrescenta Neto.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A análise mostra ainda que a soja atualmente pode ser cultivada em várias regiões do Brasil, em diferentes épocas, por meio de diferentes sistemas de produção e novas fronteiras agrícolas, graças aos programas de melhoramento que desenvolvem cultivares que se adaptam às condições de solo e ambiente. Exemplos desse desenvolvimento agrícola são estados como o Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

As alternativas para aumentar o rendimento, segundo o estudo, é o uso de máquinas mais eficientes, novos métodos de cultivo e cultivares resistentes a doenças. No entanto, o desafio será construir uma tecnologia que seja acessível ao ponto de ser viável para os produtores.

Aliás, na safra 2014/2015, 6% da produção brasileira de soja teve algum tipo defeito, indicando que há espaço para melhoria na qualidade e produtividade da soja (clique aqui e saiba mais)

O Farmnews apresenta os dados que revelam os principais importadores de soja do Brasil em 2016 e a respectiva evolução de compra desses países ao longo dos últimos anos (clique aqui).

Clique aqui e acesse artigo que fala da importância do aumento da produtividade no campo para a segurança alimentar mundial!

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo