Mercado

Novas descobertas relacionadas ao temperamento dos bovinos

O temperamento dos bovinos tem sido reconhecido, há muito tempo, por influenciar a eficiência da produção, com impactos no manejo e no desempenho dos animais.

Mais recentemente, os cientistas sugeriram que o temperamento agressivo de um animal pode afetar o desempenho de todo o grupo.

Destacando que no caso de bovinos, temperamento pode ser definido como a intensidade de seu instinto de “luta ou fuga”.

Algumas características de desempenho afetadas pelo temperamento mais agressivo dos bovinos são saúde, eficiência alimentar, ganho de peso e qualidade da carne.

No caso dos bovinos confinados, os de temperamento agressivo não comem suficiente, ganham peso mais lentamente, são menos eficientes e requerem mais tratamentos de saúde. Em relação aos rebanhos de cria, o mau temperamento diminui a fertilidade em novilhas e vacas.

Mas a questão principal a ser destacada aqui é que o temperamento dos bovinos mais agressivos não se limita ao animal individualmente.

A maioria dos pecuaristas mais observadores viram isso em seus rebanhos de cria nos Estados Unidos. E esses produtores constataram que se essa influência negativa de temperamento persistir através das fases de produção, a influência negativa do gado temperamental sobre o desempenho será ampliada.

Como dizem, uma maçã ruim pode estragar as demais frutas do cesto. A maioria dos compradores de gado experientes evitam comprar gado notoriamente temperamental, mas esse critério de seleção também deve ser aplicado a grupos animais.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Prestar muita atenção ao temperamento deve estimular os produtores a usá-lo como uma ferramenta de seleção genética que acabará por levar bezerros mais calmos para a venda.

O Farmnews apresenta os dados de custo de produção de bovinos confinados em outubro de 2017. Clique aqui!

Veja também que dúvidas sobre as perspectivas de consumo preocupam os agentes do mercado de carne bovina nos Estados Unidos. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo