chiclete reciclado

Você sabia que chiclete reciclado pode virar até tênis?

Você sabia que o chiclete reciclado pode virar até tênis? Pois é, confira essa forma interessante de reciclagem!

Tênis e chiclete parecem ter uma relação estreita, mas a forma pouco simpática que você provavelmente lembrou agora, o chiclete grudado na sola de seu sapato, pode ficar cada vez menos comum. Esta é a ideia por trás do “Gumshoe”, um tênis que utiliza chiclete reciclado como matéria prima. O projeto visa dar solução a enorme quantidade de resíduos de chiclete que sujam as ruas das cidades.

Em Amsterdam, por exemplo, aproximadamente 1,5 milhão de quilos de chiclete são lançados nas ruas e milhões de dólares são gastos para sua limpeza. Esta imensa quantidade de chiclete extraída das ruas da capital da Holanda poderia se transformar em muitos pares de tênis, já que é necessário 1 quilo de chiclete reciclado para a confecção de quatro pares de tênis, sendo aproximadamente 20% de cada sola de tênis composto do resíduo deste produto extremamente popular.

O chiclete é reciclado por possuir em sua composição uma espécie de borracha que é única, pois pode conter ar por um longo período e, mesmo após mastigado várias vezes, o material ainda pode ser utilizado.

O material criado a partir do chiclete reciclado chama-se “Gum-tec”, produzido pela empresa Gumdrop.

Além dos pares de tênis, que só estarão disponíveis no mercado europeu a partir de junho, a marca fabrica com o mesmo material, lápis, copos para café, palhetas para instrumento musical, potes plásticos, entre outros.

A empresa criou, ainda, uma espécie de coletor para os chicletes. Pequenas cápsulas rosas são fixadas em árvores e postes contendo mensagens que explicam como a goma pode ser reutilizada na fabricação de novos produtos, desta forma, evita-se que os chicletes acabem poluindo as cidades.

Para o ambiente, uns dos grandes problemas do descarte inadequado do chiclete é a possibilidade de causar a morte de aves que se alimentam de chicletes lançados ao solo. O chiclete gruda em seus bicos ou gargantas e podem levar tais animais a asfixia ou a inanição. Como a tecnologia de reciclagem de chiclete ainda não chegou aqui no Brasil, a melhor maneira de descartar tal resíduo é no lixo orgânico, junto com os restos de alimentos. Posteriormente, os resíduos orgânicos devem ser encaminhados para um aterro sanitário.

E afinal, você realmente sabe o que pode ou não ser reciclado? Clique aqui e descubra!

Clique aqui e acesse o Foodnews Sustentabilidade!

Adaptado do site do World Economic Forum.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Você sabia que chiclete reciclado pode virar até tênis? was last modified: by