uso racional de água

Manual de boas práticas e do uso racional de água!

A FIESP lança novo Manual de Uso Racional de Água no Setor Industrial!

A FIESP lançou recentemente o “Manual de uso racional de água no setor industrial”, apresentando ferramentas para a implantação de boas práticas de uso de água, visando sua diminuição e reutilização e, ainda, à garantia da oferta de água em qualidade adequada ao uso, especialmente em indústrias que necessitam de grande quantidade de água em excelente qualidade, como o setor de alimentos e fármacos.

E por falar em uso racional de água, você sabe qual a expectativa do aumento da demanda mundial por água? Clique aqui e descubra!

O completo documento traz aos leitores informações técnicas e de gestão, que incluem a implementação de política e boas práticas voltadas à governança coorporativa da água, gestão de demanda e oferta, seleção de indicadores de desempenho ambiental relacionados ao uso da água, tratamento de água e efluentes, redução de perdas e desperdícios e águas de utilidades.

O texto reforça a visão de que a promoção da sustentabilidade industrial deve ser observada como uma oportunidade do negócio e que a visão estratégica de desafios ambientais gera vantagens competitivas. Por outro lado, revela que decisões ambientais inadequadas podem gerar, além de impactos ambientais negativos, problemas de relações públicas, provocar grandes perdas financeiras e, ainda, a responsabilização por eventuais crimes ambientais.

Acompanhando a necessidade de mudança de hábitos no setor industrial, no que concerne à conservação e ao reuso de água, segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim), a indústria química brasileira tem avançado frente aos desafios de gestão de uso da água.  O setor apresentou uma redução do indicador de consumo de água de aproximadamente 24%. Em termos de redução da emissão de efluentes, a redução foi de aproximadamente 55%.

O “Manual de uso racional de água no setor industrial” foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com autoria do Professor Ivanildo Hespanhol, que coordena o Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo (USP). Vale a pena conferir!

Fique conosco no Foodnews Sustentabilidade e acompanhe as notícias e novidades relacionadas a gestão hídrica!

Adaptado de: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/manual-uso-racional-de-agua-no-setor-industrial/

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Manual de boas práticas e do uso racional de água! was last modified: by