agronegócio

Perspectivas assombrosas para o agronegócio norte-americano

O Farmnews destaca as perspectivas do USDA para o nível de endividamento e um cenário que pode ser desastroso para agronegócio norte-americano.

O agronegócio norte-americano está em direção de um triste marco: em breve haverá menos de 2 milhões de fazendas nos EUA pela primeira vez em sua história!

O fato é que que sucessivas quedas nos preços do milho, trigo e outras commodities agrícolas provocada por um excesso de grãos em todo o mundo está aumentando o endividamento dos agricultores norte-americanos.

Muitos fazendeiros estão abandonando a atividade por lá! E isso levanta preocupações de que os próximos anos poderiam trazer a maior onda de fechamentos de fazenda desde a década de 1980.

A participação dos EUA no mercado global de grãos é menos da metade do que era na década de 1970. Os rendimentos dos agricultores americanos cairão 9% em 2017, estima o USDA.

A agricultura tradicionalmente sofre influencia das oscilações de preços. Contudo, tais variações estão mais acentuadas e menos previsíveis agora que a economia agrícola tornou-se mais internacional e com mais países cultivando alimentos para exportação.

A participação dos agricultores americanos no comércio mundial de grãos caiu de 65% em meados da década de 1970 para 30% hoje.

Década atrás, o boom de biocombustíveis nos EUA e a crescente classe média da China elevaram os preços de culturas como milho e soja. Muitos produtores americanos investiram no agronegócio, confiantes que o cenário positivo perdurasse no longo prazo.

O boom também incentivou os agricultores de outros países a acelerar a produção, com custos de produção mais baixos, proximidade com mercados de rápido crescimento e , com isso, a produção de milho e trigo nunca foi tão grande.

Nos EUA, enquanto os tamanhos da fazenda saltaram, seu número caiu, de seis milhões em 1945 a pouco mais de dois milhões em 2015, aproximando-se de um limite visto pela última vez em meados do século XIX. O total de acres cultivados nos EUA caiu 24% para 912 milhões de acres.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte. Cadastre-se e conheça nosso plano grátis!

Perspectivas assombrosas para o agronegócio norte-americano was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!