Mercado

Como tem evoluído o consumo de carne bovina na China?

O mercado chinês é o mais promissor quando o assunto é a exportação de carne bovina.

Os principais produtores mundiais apostam no crescimento do consumo de carne bovina na China que, já mostram sinais de crescimento.

E por falar nisso a perspectiva do USDA é que a China apresente o maior crescimento de demanda por carne bovina dentre os maiores exportadores mundiais. Clique aqui para saber mais do assunto.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A China tem um rebanho de bovinos que está entre os maiores do mundo. Aliás, o rebanho de vacas de corte da China, em número de cabeças, só perde para o rebanho do Brasil. Clique aqui e acesse os dados.

Veja também como tem evoluído a produção de carne bovina na China nos últimos anos. Clique aqui e acesse os dados. Mas o assunto aqui é outro e vamos voltar a ele. Como está evoluindo o consumo de carne bovina na China?

A Tabela a seguir apresenta a evolução dos dados de consumo de carne bovina na China, em termos percapita, desde o ano 2000, segundo dados da OCDE.

consumo de carne bovina na China

Atualmente (2017) o consumo de carne bovina na China está em 4,07kg por habitante ao ano.

É importante mencionar que esse valor ainda é bastante modesto frente aos maiores consumidores mundiais. Mas, mesmo desconsiderando os principais consumidores de carne bovina, a FAO estima o consumo médio mundial em torno de 7,90kg por habitante ao ano.

Considerando a média mundial, a China segue bastante abaixo e isso revela o enorme potencial de crescimento do consumo no país.

O interessante é que mesmo discretamente, o consumo de carne bovina na China tem evoluído.

Entre os anos de 2000 e 2017 a alta acumulada é de 39,3% ou cerca de 2,0% ao ano, em média.

A Figura abaixo destaca o comportamento do consumo percapita de carne bovina na China entre o ano 2000 e 2017.

Fonte: Dados da OCDE (adaptado por Farmnews)

O Farmnews apresenta o ranking de consumo de carne bovina por país, em 2016, segundo a FAO/USDA. Clique aqui e acesse os dados!

O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo