Mercado

Dados históricos da produtividade da soja no Brasil

O Farmnews apresenta a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos.

Uma das questões discutidas no Farmnews se refere a produtividade da soja no Brasil. Será que a produtividade do grão está perto do limite? (clique aqui e saiba mais sobre o assunto).

Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce no mundo (clique aqui e veja dados do Brasil e dos principais produtores mundiais).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que há dados que mostram uma certa estabilidade da produtividade média do grão no país.

“Em relação à produtividade da soja no Brasil, no período avaliado de 40 anos até a safra 2015/16, a cultura global de soja atingiu um nível médio de produtividade que não tem mais avançado”, diz o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto.

Confira alguns dados do relatório da OCDE e FAO sobre as perspectivas da agricultura mundial, com destaque a produção de milho e soja (clique aqui).

A Figura abaixo apresenta a evolução da produção de soja total no país nos últimos 40 anos e a área utilizada para cultivo do grão.

produtividade da soja no Brasil
Fonte: Dados da Conab (adaptado por Farmnews)

A produção de soja no país está próxima de 95,4 milhões de toneladas, evoluindo 685% nesses 40 anos de história. Por sua vez, a área de produção do grão aumentou 380% no mesmo período (desde 1976) e atualmente está em 33,2 milhões de hectares.

A Figura abaixo ilustra a variação da produtividade da soja no Brasil

produtividade da soja no Brasil
Fonte: Dados da Conab (adaptado por Farmnews)

Nos últimos 40 anos a produtividade da soja no Brasil, em termos médios, subiu cerca de 64% e está atualmente em 2.870 kg por hectare.

O Farmnews já destacou também a evolução da produtividade do milho no país nos últimos 40 anos (clique aqui).

Confira também a variação acumulada dos preços históricos da soja e do milho nos Estados Unidos desde 1960 (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo