A exportação de soja da Argentina apresentou forte aumento após o país vizinho isentar, temporariamente, os impostos de exportação.
Apenas na parcial de setembro, os embarques de soja em grão da Argentina subiram mais de 600,0% em relação a setembro de 2024 (Tabela). As vendas na parcial de 2025 superam em mais de 50,0% a venda de todo o ano de 2024.
O fato é que as exportações de soja da argentina dispararam após o governo isentar os impostos de exportação de grãos por um período curto de tempo, com o intuito de alcançar as metas de arrecadação do país. Com a meta estipulada pelo governo argentino alcançada, os impostos voltam a ser praticados, ou seja, uma tarifa de exportação de 26,0% para a soja e de 9,5% para o milho.
A Tabela apresenta dados da exportação de soja em grão da Argentina, em mil toneladas, entre janeiro de 2023 e a parcial de setembro de 2025, segundo dados da SENASA.

A exportação de soja em grão da Argentina somou 6,88 milhões de toneladas no acumulado parcial de setembro de 2025, valor mais de 50,0% acima do observado em todo o ano de 2024 (4,51 milhões de toneladas).
Contudo, mesmo antes da isenção dos impostos, a exportação de soja argentina vinha acumulando alta frente aos anos anteriores (segunda Figura). No entanto, a decisão do governo argentino, mesmo que temporária, afetou os preços da soja no Brasil, especialmente no mercado futuro.
O preço futuro da soja no Brasil voltou a cair na segunda metade de setembro, com o valor atual do grão descolado da expectativa futura. Clique aqui e saiba mais do assunto!
A Figura ilustra a evolução dos embarques de soja em grão da Argentina, em mil toneladas,

Vale lembrar que o estoque mundial de soja deve somar 123,99 milhões de toneladas na safra 2025/26, queda de 0,7% frente a estimativa anterior, mas pouco acima do observado em 2024/25 (123,58 milhões de toneladas). Clique aqui e confira os dados que mostram a expectativa de produção e estoque mundial e por país, conforme estimativa do USDA de setembro de 2025.
O Farmnews também atualizou os dados da participação esperada dos principais exportadores mundiais de carne bovina em 2025. Clique aqui e confira os dados! As vendas de carne bovina da Argentina devem cair em 2025 quando comparado a 2024 e o Farmnews também destacou os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina argentina ao longo de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




