O preço futuro da soja voltou a subir no final de outubro, diminuindo a diferença entre a expectativa e o valor atual do grão.
O preço da soja no mercado físico (Cepea, Paranaguá-PR) se mantém relativamente estável ao longo de 2025, mas abaixo do valor praticado no mesmo período de 2024, em outubro, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta os dados do preço diário nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliado em Reais por saca (60kg), em 2024 e a parcial de 2025.

Embora o preço da soja avaliada em Reais por saca esteja abaixo do valor praticado em 2024, em outubro, em moeda americana o cenário é diferente (segunda Figura). Isso porque em dólares, o preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR) se mantém em recuperação, resultado da valorização do Real frente ao dólar.
Aliás, o Farmnews discutiu sobre a taxa de câmbio e como ela impacta, em especial, a vida do agricultor de soja brasileiro. Um Real mais fraco, por exemplo, torna a soja brasileira mais barata para os compradores estrangeiros, aumentando a competitividade e impulsionando uma maior demanda e exportação. Isso traz uma onda de otimismo às regiões produtoras de soja do Brasil. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta os dados do preço diário nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliado em dólares por saca (60kg), em 2024 e a parcial de 2025.

O preço futuro da soja para vencimento em novembro de 2025 voltou a ficar acima de US$23,0 por saca, diminuindo a diferença frente ao preço atual do grão (terceira Figura).
Apesar da recuperação no mercado futuro, os valores esperados para os vencimentos até novembro de 2026 se mantêm abaixo do valor atual do grão avaliado em moeda americana (terceira Figura).
A Figura apresenta os dados do preço da soja no físico (Cepea, Paranaguá-PR) e futuro (B3-CME) para os vencimentos entre 2025 e 2026, em dólares por saca, em outubro (27).

A importação de soja do Brasil no acumulado de 2025, até setembro, somou 93,87 milhões de toneladas, valor 4,8% acima do recorde anterior, de 2024. O recorde de exportação acontece devido ao aumento da compra de soja do Brasil pela China que, igualmente alcançou valores recordes em 2025.
A exportação de soja brasileira para a China somou 72,72 milhões de toneladas em 2025, até setembro, valor 11,1% acima do observado no mesmo período do ano anterior (65,47 milhões de toneladas) e muito acima do praticado nos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais!
Os custos de produção seguem preocupando para a safra 2025/26, em especial devido ao valor dos fertilizantes. O Farmnews apresentou a evolução do preço da ureia, cloreto de potássio e MAP importado pelo Brasil entre setembro de 2024 e 2025. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




