A importação de carne bovina do Brasil pela Rússia alcançou o maior valor mensal em mais de 10 anos em novembro de 2025.
A Rússia foi o destaque positivo entre os principais importadores de carne bovina brasileira em novembro de 2025, com o maior crescimento frente ao mesmo período do ano anterior (clique aqui).
Isso porque a Rússia importou 16,70 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil em novembro de 2025, valor mais de 5 vezes ou 421,8% acima do praticado em novembro de 2024. O valor de 16,70 mil toneladas foi inclusive o maior desde outubro de 2015, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta dados do embarque mensal de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, entre janeiro de 2015 e novembro de 2025, segundo dados da COMEX.

A compra de carne bovina do Brasil pela Rússia em novembro de 2025 de 16,70 mil toneladas foi o maior valor para um mês de novembro ao longo da série iniciada em 2015, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta dados do embarque de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, nos meses de novembro, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

No acumulado de 2025, até novembro, a compra de carne bovina brasileira pela Rússia somou 94,10 mil toneladas métricas, o maior patamar para o período do ano desde 2017 (terceira Figura). Além do maior patamar no acumulado de 2025, desde 2017, o embarque de carne bovina do Brasil para o mercado russo subiu pelo quarto ano consecutivo.
A Figura apresenta dados do embarque acumulado de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, entre janeiro e novembro, de 2015 a 2025, segundo dados da COMEX.

A importação de carne bovina brasileira pelos russos, embora já tenha alcançado patamares muito maiores que o atual, segue aumentando.
O Farmenws apresentou dados que mostram o aumento da volatilidade no mercado futuro do boi gordo em 2025 (clique aqui). E uma das causas desse aumento de volatilidade é devido a maior disputa pela carne bovina brasileira no mercado internacional.
E por falar em disputa, a compra de carne bovina do Brasil pelos EUA ficou estável em relação ao mês anterior em novembro, mas a perspectiva é de recuperação com o fim do “tarifaço”. Clique aqui e confira os dados de importação de carne bovina do Brasil pelos EUA!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui



