Agroplanner

Custos de produção de bovinos confinados em janeiro de 2024

O Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) – Edição nº 80, relativo a janeiro de 2024, revela tendências positivas nos custos de produção para propriedades localizadas em diferentes regiões do país.

No mês de janeiro, observou-se uma redução nos custos para as propriedades CSPm (0,60%), CSPg (1,17%) e CGO (2,45%) em comparação ao mês anterior. Ao analisar o período desde janeiro de 2023 até janeiro de 2024, constatou-se reduções significativas no ICBC, atingindo 26,21%, 25,75% e 28,06% para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

Figura 01. Variação dos índices de custos de bovinos confinados entre janeiro de 2023 a janeiro de 2024

A análise minuciosa dos custos de alimentação também revela dados interessantes. Houve redução nos preços da soja e do farelo de algodão em São Paulo, registrando 12,50% e 34,16%, respectivamente. Em Goiás, os preços da soja e do milho também apresentaram quedas de 11,64% e 10,70%. Na segunda quinzena de dezembro houve um aumento no mercado do milho, no entanto, em janeiro ocorreu correção negativa nos preços desse insumo.

O custo de produção de bovinos confinados caiu em janeiro de 2024 frente ao mês anterior (dez-23), indicando um cenário mais favorável para o ano.

Os custos de alimentação, que representam 69%, 68% e 73% dos custos da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente, permaneceram relativamente estáveis em comparação com o mês anterior.

É interessante notar que a taxa Selic utilizada nos cálculos foi de 11,75% aa, em comparação com 13,75% aa há um ano. Taxas superiores resultam em custos de oportunidade mais elevados para a remuneração do capital de giro, imobilizado e da terra. Os custos de oportunidade atingiram 14,31%, 11,68% e 12,33% do custo da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Os custos operacionais, representaram 20% dos custos da diária-boi em nosso modelo de cálculo de custo. No contexto de volatilidade nos preços das commodities agrícolas e sua variabilidade de mercado, é imperativo que gestores adotem estratégias para garantir margens de lucro sólidas na produção de bovinos em confinamento. A análise precisa dos custos é fundamental para a sustentabilidade e rentabilidade do negócio.

Mantenha-se informado e tome decisões embasadas para o sucesso de sua produção de bovinos confinados.

Esse trabalho é feito a partir de projeto de extensão conduzido pela equipe dos Indicadores de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) da FMVZ USP.

Thayla Valim; Renata de Mori; MSc. Rolando Pasquini Neto; Dr. Gustavo Sartorello e; Prof. Dr. Augusto Gameiro.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo