Mercado

Ágio da arroba do bezerro frente ao boi gordo sobe em setembro de 2021

O ágio da arroba do bezerro frente ao boi gordo voltou a apresentar forte alta na parcial de setembro de 2021.

Vale lembrar que o ano de 2021 tem sido caracterizado por uma forte queda no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho. Aliás, o ano de 2021, pelo menos até a parcial de agosto, teve a menor relação de troca de bezerros por boi gordo da história (clique aqui).

Esse descolamento dos preços do bezerro em relação ao boi gordo pode ser ilustrada na Figura abaixo que mostra a relação de preço da arroba do bezerro e do boi gordo ao longo dos últimos anos.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo (dados do Cepea), entre janeiro de 2018 e a parcial de setembro de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Na parcial de setembro de 2021, até o dia 20, o ágio da arroba do bezerro frente ao boi gordo foi de 44,8%, valor muito acima do observado em setembro de 2020 (29,9%).

É importante destacar também que em 2021 o ágio do preço da arroba do bezerro em relação ao boi gordo ficou acima de 40,0% em 5 meses dos 9 meses avaliados até a parcial do ano, em setembro. Isso mostra que em 2021 os patamares de ágio ficaram acima do observado no mesmo período do anos anteriores.

O preço médio do bezerro na parcial de 2021, até agosto, segue muito acima dos valores nominais observados no mesmo período dos anos anteriores. Isso porque entre janeiro e agosto de 2021 o valor nominal médio do bezerro ficou em R$2.921,2 por cabeça, alta de 57,5% frente ao valor nominal médio observado no mesmo período de 2020 (R$1.854,4), segundo dados do Cepea. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta também os dados do preço do boi gordo em setembro ao longo da última década, de 2012 a parcial de 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo