Mercado

Ágio do bezerro sobe frente a 2022 e 2023 na parcial de fevereiro de 2024

O ágio do bezerro segue estável pelo terceiro mês consecutivo na parcial de fevereiro de 2024, mas acima do valor praticado em fevereiro de 2022 e 2023.

Na parcial de fevereiro de 2024, o ágio do preço da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo ficou em 25,6%, valor muito próximo do observado nos meses anteriores, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2024 (média até o dia 6).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do bezerro na parcial de fevereiro de 2024 de 25,6%, embora estável frente aos meses anteriores, ficou acima do observado em fevereiro, tanto em 2023 como em 2022.

A alta no ágio do preço da arroba do bezerro frente ao boi gordo mostra uma tendência de gradativa recuperação do preço da categoria de reposição em 2024, quando se espera uma reversão, para alta, do ciclo pecuário de longo prazo.

E por falar em ágio do preço da arroba do bezerro frente ao preço da arroba do boi gordo, o Farmnews apresentou os dados médios anuais da relação de preços entre as categorias ao longo de pouco mais de uma década. Clique aqui e confira!

No início do ano de 2024 o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) tem apresentado relativa estabilidade (clique aqui). No caso do boi gordo, o preço do animal pronto para o abate passou a sofrer uma maior pressão de queda, especialmente no início de fevereiro (clique aqui), o que inclusive foi refletido na queda dos contratos no mercado futuro do boi gordo (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar no preço do boi gordo, o Farmnews comparou o preço nominal da arroba nos meses de fevereiro, entre os anos de 2010 e a parcial de 2024. Clique aqui e confira!

Vale mencionar inclusive que a competitividade do boi gordo frente ao frango foi a maior para um mês de janeiro em pouco mais de 10 anos. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo