Mercado

Ágio do boi frente aos preços da vaca gorda em 2016 e 2017!

O Farmnews apresenta os preços do boi e da vaca gorda ao longo dos anos de 2016 e 2017 e, o respectivo ágio do boi em relação a vaca.

A Tabela a seguir destaca o comportamento dos preços do boi e da vaca gorda no mercado paulista, segundo dados do Cepea/Esalq e IEA, respectivamente.

ágio do boi

Os dados acima revelam que os preços da vaca gorda, segundo dados do IEA, acumulam queda de 5,4% entre janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Essa queda é superior à observada para o boi gordo no período, que acumula baixa de 2,9%.

Com a maior queda de preços da vaca em relação ao macho para abate, o ágio do boi subiu nos últimos meses, encerrando o ano de 2017 a 8,4%.

Vale destacar que o ágio do boi frente aos preços da vaca, de 2016 a 2017, oscilou entre a mínima de 3,7% em maior de 2017 e a máxima de 8,6% em novembro do mesmo ano.

A Figura abaixo ilustra a evolução do ágio do boi gordo em relação aos preços da vaca gorda, de janeiro de 2016 a dezembro de 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

ágio do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e IEA (adaptado por Farmnews)

 

A Figura acima indica que desde o segundo semestre de 2017 o ágio do boi em relação aos preços da vaca para abate aumentaram. Vale lembrar que a oferta de vacas para abate tem aumentado em 2017 (clique aqui), o que pode estar contribuindo para pressionar, para baixo, os preços das fêmeas.

E já que o assunto é ágio, o Farmnews destaca para o ágio dos preço do boi magro em relação ao boi gordo, ao longo dos anos de 2016 e 2017 (clique aqui e confira)! E qual a média anual do ágio do bezerro em relação ao boi gordo em 2017 e a evolução desse indicador nos últimos anos? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo