Mercado

Em abril, troca de arroba de boi gordo por milho sobe quase 15%

A relação de troca de arroba de boi gordo por milho acumula forte alta na parcial de abril de 2020.

Com 1 arroba de boi gordo foi possível comprar quase 4,0 sacas de milho novamente ao longo de abril de 2020, já que o preço do grão acumula forte baixa no mês.

Pois é, o Farmnews tem destacado sobre as causas e a intensidade da queda no preço do milho ao longo de abril, logo após encerrar março em patamar recorde histórico (clique aqui e confira).

Na segunda quinzena de abril o poder de compra do pecuarista em relação ao milho subiu forte, acumulando alta de quase 15,0% na parcial do mês, até o dia 20. Isso porque no final de março a relação de troca de uma arroba de boi gordo por milho foi de 3,38, segundo dados calculados a partir do indicador Cepea, tanto para o boi gordo como para o milho.

Em outras palavras, no fim de março, com uma arroba de boi gordo foi possível comprar 3,38 sacas de milho. Já no dia 19 de abril, por exemplo, essa valo subiu para 3,91 sacas por arroba, o maior patamar desde o início de 2020.

Vale lembrar que em abril de 2019 a relação de troca da arroba de boi gordo por milho foi de, em média, 4,32, valor acima da média parcial de abril de 2020 (até dia 20), de 3,61 sacas por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A melhora no poder de compra do pecuarista pode ser uma oportunidade importante para aqueles que utilizam a estratégia de engorda confinada, o que pode trazer um redução significativa no custo da dieta e, consequentemente, no custo de produção da arroba.

Aliás, essa melhora no poder de compra em relação ao grão foi oportuna pois além da estabilidade de preços do mercado pecuário em 2020, o custo da engorda confinada tem sido recorde. Clique aqui e confira os dados de custo da engorda de bovinos confinados entre janeiro e março de 2020!

Vale destacar também que a exportação de milho caiu mais de 50% no Brasil no 1° trimestre de 2020 frente a 2019. Clique aqui e confira os dados!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo