Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro, de 2020 a parcial de março de 2024

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro acumula o segundo mês consecutivo de alta na parcial de março de 2024.

A maior estabilidade da categoria de reposição frente ao macho pronto para o abate tem pressionado o poder de compra do produtor que precisa de mais arrobas para a reposição do rebanho. A quantidade média necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro na parcial de março de 2024, até o dia 20, foi de 8,84, valor acima do observado no mês anterior (8,71) e no maior patamar para um mês de março desde 2021, quando foram necessárias, em média, 9,36 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro (Figura).

Vale lembrar que a categoria de reposição foi a que menos acumulou perda em 2024, até a primeira quinzena do mês de março, comparado as demais commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui).

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2024 (média até o dia 20).

arrobas de boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 8,84 na parcial de março de 2024 acumulou o segundo mês de alta e no maior patamar desde setembro de 2023.

Em fevereiro de 2022 e 2023 a quantidade de arrobas de boi gordo necessárias para a compra de um bezerro foi de, em média, 8,13 e 8,43, respectivamente, valor abaixo da parcial de março de 2024.

No acumulado de 2024, até o dia 20 de março, o preço do boi gordo (Cepea) caiu 8,5% frente ao valor que encerrou 2023, cotado a R$230,9 por arroba. No mesmo intervalo de tempo o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) caiu apenas 1,4%, cotado a R$2,045,5 por cabeça.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Essa maior pressão negativa no preço do animal pronto para o abate nos primeiros meses de 2024 tem igualmente refletido na queda de preço dos contratos futuros do boi gordo que seguem próximos da mínima. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo