Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro em janeiro, de 2010 a 2024

O Farmnews atualizou os dados que comparam o indicador de arrobas de boi gordo por bezerro nos meses de janeiro, de 2010 a 2024.

A quantidade necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro em janeiro de 2024 de 8,35 ficou praticamente estável em relação ao mesmo período de 2023 (8,36), como ilustram os dados da Figura abaixo.

O Farmnews apresentou também os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de janeiro, de 2018 a 2024. Clique aqui e confira!

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de janeiro, de 2010 a 2024.

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 8,35 em janeiro de 2024 ficou estável frente a 2023, mas acima da média para um mês de janeiro, de 8,09.

Ao longo da série iniciada em 2010, o indicador de arrobas de boi gordo por bezerro oscilou entre a mínima de 6,78 em 2011 e a máxima de 9,01 em 2021, quando o preço da categoria de reposição alcançou a máxima histórica em valor nominal.

O preço do boi gordo (Cepea) seguiu relativamente estável ao longo do primeiro mês de 2024, a exemplo do bezerro (clique aqui). Contudo, no início de fevereiro, a pressão de baixa aumentou, já que o consumo doméstico foi mais fraco diante de um cenário de oferta mais confortável de animais para o abate (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O mercado futuro do boi gordo, por outro lado, acumulou queda maior na parcial de 2024, com o preço esperado do boi gordo, especialmente para a primeira metade do ano, abaixo do valor de referência no mercado físico (Cepea). E por falar no mercado futuro do boi gordo, clique aqui e confira a variação do contrato para vencimento em maio de 2024!

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo