Arrobas de boi gordo por bezerro: indicador no maior valor desde outubro de 2021

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro segue em alta e na parcial de maio alcançou maior patamar desde outubro de 2021.
A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro aumentou mais uma vez na parcial de maio de 2025 (primeira Figura), reforçando um cenário que evidencia a queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado. Aliás, o indicador de arrobas do boi gordo por bezerro subiu pelo quarto mês consecutivo em maio de 2025.
É interessante observar que apesar do preço do bezerro ser um pouco mais pressionado, para baixo, em maio, o valor da categoria de reposição ficou ainda mais descolado do preço do boi gordo na parcial do mês (clique aqui).
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (até o dia 22).

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 9,46 na parcial de maio de 2025 subiu pelo quarto mês consecutivo e alcançou o maior patamar mensal desde outubro de 2021.
O Farmnews tem destacado que o poder de compra do pecuarista em relação a reposição do rebanho deve seguir em alta ao longo de 2025, evidenciando um cenário de valorização da categoria de reposição.
O movimento de alta no preço do bezerro, apesar da queda em maio (clique aqui), está apenas começando, o que deve manter o indicador subindo, assim como aconteceu no ciclo de alta anterior, que alcançou a máxima para um mês de maio em 2021 (segunda Figura).
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de maio, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 22).

Vale destacar que ao longo da série apresentada, entre 2010 e a parcial de 2025, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de maio oscilou entre a mínima de 7,59 em 2012 e a máxima de 10,04 em 2021. O valor médio para um mês de maio foi de 8,67 arrobas de boi gordo por bezerro, segundo dados do Cepea.
E mudando de assunto, o Farmnews apresentou os dados que mostram a importância dos maiores importadores de carne bovina do Brasil entre 2018 e 2025, dados até abril. Clique aqui e confira! O fato é que, apesar da China liderar, de longe, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, sua importância tem gradativamente diminuído ao longo dos últimos anos, não pela queda na compra do país asiático, mas pelo maior aumento na demanda de países como EUA (clique aqui), Filipinas, México (clique aqui) etc.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!