Mercado

Arrobas de boi gordo por fertilizante: poder de compra diminui em março

O Farmnews atualizou os dados da quantidade de arrobas de boi gordo por fertilizante em março de 2023, mostrando queda no poder de compra do pecuarista.

Isso porque a quantidade necessária de arrobas de boi gordo para importar uma tonelada de fertilizante (preço médio) voltou a aumentar em março de 2023 (Figura), indicando perda no poder de compra teórico do pecuarista. Vale lembrar que falamos de poder de compra teórico, pois o preço analisado é o de importação das matérias-primas e se refere ao valor médio e, claro, em um estudo direcionado é importante considerar cada insumo específico, ou seja, ureia, cloreto de potássio, MAP etc. E por falar em nas principais matérias-primas, clique aqui e confira como evoluiu a variação de preço dos insumos ao longo dos últimos anos!

Vale destacar que o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil permaneceu praticamente estável em março de 2023, enquanto o preço das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews caiu em março de 2023, o que pressionou negativamente o poder de compra tanto do pecuarista como do agricultor.

O Farmnews atualizou os dados do preço de importação de fertilizante, avaliado em Reais e em moeda americana, entre janeiro de 2020 e março de 2023. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de arrobas (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e março de 2023.

arroba de boi gordo por fertilizante
Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea 9adaptado por Farmnews)

A relação teórica de arrobas de boi gordo por fertilizante ficou em 8,31 em março de 2023, valor acima do observado no mês anterior (7,96).

Essa queda no poder teórico de compra ao longo dos últimos meses aconteceu devido à queda no preço do boi gordo em março, pressionado também devido a suspensão temporária da carne bovina brasileira exportada para a China.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em boi gordo, clique aqui e confira os dados da variação do preço boi gordo, bezerro, dólar e do indicador de inflação (IGP-M), entre os meses de março, de 2022 a 2023.

A queda no poder de compra não aconteceu apenas para o boi gordo, como mostram as duas Figuras abaixo, já que o preço do milho e da soja também acumulou queda no mês.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de sacas de milho (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e março de 2023.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade de sacas de milho (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante em março de 2022 foi de 27,6, valor acima da observada no mês anterior, mas abaixo da praticada em março de 2022 (29,62).

A perda no poder de compra da soja (Cepea, Paranaguá-PR), contudo, foi destaque em março de 2023, uma vez que foram necessárias em média 14,45 sacas para importar uma tonelada de fertilizante, o maior valor desde novembro de 2022 (15,03).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de sacas de soja (Cepea, Paranaguá-PR) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e março de 2023.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

O Farmnews apresentou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja entre os meses de março, ao longo da última década, de 2014 a 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo