Mercado

Dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em agosto de 2020

A relação de troca de bezerros por boi gordo segue, em agosto de 2020, como uma das mais baixas da história.

Vale destacar que esse menor poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho tem sido consequência de uma forte valorização do bezerro em relação ao boi gordo. Aliás, no dia 24 de agoso o preço do bezerro alcançou novo patamar recorde, cotado a R$2.126,6 por cabeça.

Com isso o bezerro, segundo indicador Cepea, base Mato Grosso do Sul, acumulou alta de 44,9% na parcial de 2020, até agosto (24). No mesmo período, o boi gordo (Cepea), acumulou alta de 18,9% e, embora muito baixo da valorização observada para o bezerro, também alcançou recorde nominal no mês

A Figura a seguir apresenta evolução diária da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, ao longo de 2020, segundo dados do Cepea

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Na parcial de agosto (24), a relação de troca de bezerros por boi gordo foi de, em média 1,81, embora pouco melhor que o observado em junho (1,78), mas muito abaixo de agosto de 2019 (1,98).

E caso esses dados e confirmem a expectativa é que o poder de compra do pecuarista seja o menor para o mês de agosto, próximo de 1,80 bezerros por boi gordo.

Vale lembrar que desde janeiro de 2020 (Figura), a relação de troca ficou abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo. O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo dentro de cada ano, de 2015 a 2020. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados do preço do bezerro, média semestral, entre 2011 e a parcial de 2020. Afinal, como tem evoluído o preço da categoria em termos médios semestrais ao longo dos últimos 10 anos? Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo