Mercado

Evolução da troca de bezerros por boi gordo entre 2020 e maio de 2021

A relação de troca de bezerros por boi gordo segue em queda na parcial de maio de 2021, operando inclusive abaixo de 1,60 pela primeira vez.

Isso porque no dia 17 de maio de 2021 a relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, calculada a partir dos dados do Cepea, foi de 1,59, o valor mais baixo já registrado ao longo da série. Pois é, nunca antes foi tão caro para o pecuarista repor o rebanho no mercado, com o poder de compra frente ao boi gordo nos menores valores históricos (Figura).

O fato é que a valorização do bezerro na parcial de 2021 tem superado e, muito, o ganho apurado para os animais para abate, fazendo cair sensivelmente a relação de troca de bezerros por boi gordo (Figura). Na parcial de 2021, até o dia 18 de maio, o boi gordo (Cepea, Campinas-SP) acumulou alta de 12,0%, enquanto no mesmo período o preço do bezerro avaliado em Reais por cabeça apresentou ganho de 29,6% (Cepea, Mato Grosso do Sul).

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, segundo dados do Cepea, entre 2020 e a parcial de maio de 2021.

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A troca de bezerros por boi gordo alcançou, na parcial de maio de 2021, o quinto mês consecutivo de queda e, perto de perder o patamar de 1,60 pela primeira vez, na média mensal.

Vale destacar que em maio de 2020 a relação de troca foi de 1,82 bezerros por boi gordo, valor muito acima do observado na parcial de maio de 2021 (1,63). Lembrando também que em maio de 2019 essa relação esteve acima de 1,95 bezerros por boi gordo. E desde fevereiro de 2020 o poder de compra do pecuarista segue abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo, mostrando a tendência de queda no poder de compra do pecuarista ao longo dos últimos anos.

É importante mencionar também que o preço do boi gordo encerrou a primeira semana de maio em queda, com valor médio abaixo do observado no mês anterior. Esse cenário inclusive pressiona ainda mais a relação de troca e, nesse assunto, o ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo se aproxima de 50,0% em maio de 2021. Clique aqui e confira os dados mensais dos últimos anos!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo