carne bovina

Carne bovina com preço firme e frango e suino desabam em abril

A competitividade da carne bovina caiu frente aos seus principais concorrentes, frango e suíno, em abril de 2020.

Os preços da carne bovina continuam firmes no mercado atacadista da Grande São Paulo, ao contrário do verificado para as principais proteínas substitutas (suína e de frango), que se desvalorizam com certa força neste mês.

Pois é, com isso, a competitividade em termos de preços da carne bovina caiu forte frente aos seus concorrentes em abril de 2020.

Segundo pesquisadores do Cepea, no geral, a sustentação para a carne bovina vem da baixa oferta de animais prontos para o abate e também do bom ritmo das exportações brasileiras dessa proteína. Já no mercado de suínos, a oferta de animais se sobrepõe à demanda.

Nesse aspecto vale destacar a forte alta dos dados de exportação de carne bovina do Brasil em 2020. Nos primeiros 3 meses de 2020, a exportação de carne bovina brasileira foi recorde histórica (clique aqui).

A liquidez da carne de frango segue em baixa tanto no mercado interno quanto no externo. A diminuição na demanda final, causada tanto por conta da pandemia quanto pela redução do poder aquisitivo da população, como é tradicional da segunda quinzena de cada mês, tem pressionado os valores negociados da carne, de acordo com pesquisadores do Cepea.

A diferença entre demanda e a oferta de carne de frango tem gerado estoques nos frigoríficos. Agentes do setor consulados pelo Cepea relatam que parte das agroindústrias deve reduzir os alojamentos e consequentemente os níveis de produção, no intuito de ajustar o volume de carne disponibilizado no mercado doméstico. 

De acordo com levantamento do Cepea, neste mês de abril, enquanto a carcaça casada do boi registra apenas ligeira desvalorização de 1%, os valores da carcaça suína recuaram mais de 20% e os do frango resfriado, 15%.

O USDA apresenta os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina. Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020? Clique aqui e confira!

A exportação do agronegócio em meio a pandemia da COVID-19 foi tema de discussão no Cepea em abril de 2020. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Carne bovina com preço firme e frango e suino desabam em abril was last modified: by