Mercado

Comportamento de preços das commodities agrícolas em julho de 2018

O Farmnews apresenta a variação de preços das commodities agrícolas em julho de 2018 e no acumulado do ano.

Vamos avaliar o comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq. A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada dos preços das commodities agrícolas, representadas pelo boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, até julho, em valores nominais.

 

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale destacar que os preços se referem aos dados do indicador Cepea, com o bezerro avaliado em Reais por arroba e o preço da soja considerando a base Paranaguá – PR.

Dentre os preços das commodities agrícolas avaliadas, destaque fica para a alta acumulada da soja que, até julho, acumula valorização de 23,6% no ano. O milho, por sua vez, acumula alta de 16,5% no mesmo período.

Pois é, esse descolamento de preços dos grãos e do mercado pecuário tem diminuído do poder de compra do pecuarista em relação ao milho e a soja. E ao contrário do milho e da soja, no acumulado de 2018, até julho, o boi gordo acumula queda de 2,9% e o bezerro uma leve valorização de 2,7%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E como se comportaram os preços das commodities agrícolas em julho de 2018? A Figura abaixo ilustra a evolução dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja apenas no mês de julho de 2018.

 

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O fato é que todas as commodities agrícolas em julho apresentaram alta de preços.

Contudo, o destaque ficou com o milho e o bezerro que acumularam alta de 6,4% e 6,2%, respectivamente. A soja subiu 3,4% no acumulado do mês, enquanto o boi gordo valorizou apenas 1,6% no período.

O Farmnews está iniciando um novo espaço, dedicado à análise do mercado futuro do boi gordo e do milho. É o Farmnews Futuros!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo