Mercado

Preços das commodities agrícolas em maio e acumulado de 2020

As commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam alta em maio de 2020.

Isso porque a soja e o milho, ambos acumularam valorização de 3,8% no mês, enquanto o boi gordo e o bezerro, de 3,0% e 0,7%, respectivamente.

O importante é ressaltar que todas as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews apresentaram alta em maio de 2020.

E considerando o acumulado do ano, até maio, qual foi a melhor commoditie agrícolas dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews: boi gordo, bezerro, milho, soja?

Pois é, o comportamento de preços das commodities agrícolas (Figura abaixo) revela que o bezerro segue como o principal destaque de alta até maio, com ganho acumulado de 24,9%.

Vale lembrar que o preço do bezerro, segundo indicador Cepea (base Mato Grosso do Sul), iniciou o ano cotado a R$1.467,4 por cabeça e no final de maio o valor foi de R$1.832,5 por cabeça. O lado negativo dessa alta é que ela tem pressionado o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado. A relação de troca de bezerros do boi gordo alcançou o menor valor dos últimos anos, com valor cerca de 1,80 bezerros por boi gordo (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo indicador Cepea entre janeiro e maio de 2020.

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Além do bezerro, a soja também tem apresentado forte variação positiva no acumulado do ano, com alta de 22,1% até maio. Mas, é igualmente importante lembrar que dentro do mês de maio a soja oscilou bastante, com ganhos na primeira quinzena do mês e a queda na segunda, mas, ainda com saldo positivo de 3,8%. As incertezas da COVID-19 persistem, mas a exportação de soja do Brasil apresentou o melhor mês da história em abril de 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Com relação ao milho, depois da queda em abril, o milho apresentou recuperação em maio e, nos primeiros 5 meses do ano em ganho acumulado de ano de 3,6%. E por falar no comportamento de preço do grão, o Farmnews apresenta dados da evolução do preço do milho, em valor nominal mensal, de janeiro de 2015 a parcial de maio de 2020. Clique aqui e confira!

Já o boi gordo acumulou ganho em maio, após seguir nos primeiros 4 meses do ano com preços relativamente estáveis . Aliás, em maio, o boi gordo alcançou o maior patamar do ano ate o período do ano e acumulando alta de 6,1% em relação ao valor observado no final de 2019.

A exemplo do mês de maio, no acumulado parcial dos 5 primeiros meses de 2020, todas as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja acumularam alta no ano!

No caso do boi gordo, a exemplo da soja, o mercado de exportação de carne bovina segue quebrando recordes e, ajudando e muito o cenário de preços firmes da arroba. Vale lembrar também que nos primeiros 3 meses de 2020 o rimo de abate de bovinos no País foi o menor em quase uma década!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo