Mercado

Como evoluiu a importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil?

O Farmnews apresenta dados que mostram a evolução da participação da importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil entre 2018 e 2022.

E antes de falar especificamente da Rússia, vale lembrar que o ano de 2022 foi histórico para o mercado de fertilizantes, especialmente quando o assunto foi o de preço, já que o valor médio de importação das matérias-primas nunca esteve tão elevado. E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados consolidados da importação de fertilizantes pelo Brasil ao longo da última década, de 2013 à 2022. Clique aqui e saiba mais!

E voltando ao principal exportador de matérias-primas para o Brasil, a primeira Figura abaixo ilustra a evolução mensal das importações de fertilizantes da Rússia em milhões de dólares.

A Figura a seguir apresenta os dados mensais de importação de fertilizantes de origem russa pelo Brasil, em milhões de dólares, entre 2018 e 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

importação de fertilizantes da Rússia
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil somou o equivalente a US$5,60 bilhões em 2022, valor 58,8% acima do observado em 2021 (US$3,53 bilhões).

É importante destacar que os embarques de fertilizantes russos para o Brasil caiu em 2022 apesar do recorde em faturamento. Isso porque a Rússia importou, para o Brasil, 8,03 milhões de toneladas em matérias-primas, valor menor que o praticado em 2021 (9,27 milhões de toneladas). O preço médio de importação foi o principal destaque de 2022, como mencionado acima.

A segunda Figura mostra que apesar da variação mensal no ritmo de importação de fertilizantes de origem russa, a importância do país como fornecedor de matéria-prima para o Brasil segue relativamente estável ao longo dos últimos anos, oscilando em torno de 22,0%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal da participação da Rússia na importação de fertilizantes de pelo Brasil, no faturamento, entre 2018 e 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

importação de fertilizantes da Rússia
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

E a última Figura revela a participação dos principais fornecedores de matérias-primas para o Brasil no ano de 2022. A Rússia segue como principal importador, seguido do Canadá, China, Marrocos, Estados Unidos e Israel.

A Figura abaixo mostra a participação dos principais países exportadores de fertilizantes para o Brasil, no faturamento, em 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

importação de fertilizantes da Rússia
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

É importante ressaltar também que a quantidade de arrobas de boi gordo para importar uma tonelada de fertilizante em 2022 foi recorde, com média acima de 10,0 arrobas por tonelada. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo