consumo mundial de carne bovina

Participação, por país, no consumo mundial de carne bovina em 2020

O Farmnews atualiza os dados esperados de participação no consumo mundial de carne bovina por país, em 2020.

O USDA revisou, em abril, os dados estimados para o consumo mundial de carne bovina e entre os principais países consumidores em 2020. Pois é, a revisão de abril já contempla um início de perspectiva negativa com relação aos efeitos da COVID-19 na economia mundial, mas, claro ainda pouco se sabe sobre a extensão do impacto no consumo de carne bovina entre os maiores consumidores.

A Tabela a seguir apresenta os dados do consumo mundial de carne bovina e, por país, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2016 e a expectativa para 2020, segundo dados do USDA.

A queda na expectativa do consumo mundial de carne bovina para 2020, segundo a revisão de abril foi discreta, (-0,23%), com os dados consolidados caindo de 59,70 para 59,56 milhões de toneladas entre janeiro e abril.

Como dissemos acima, talvez ainda seja cedo para traçar uma perspectiva mais pessimista com relação aos efeitos da COVID-19. E claro, se é que uma queda maior do que a prevista aqui de, fato, pode acontecer. Vale lembrar que em na parcial de abril, a exportação de carne bovina do Brasil segue em ritmo forte e acima dos patamares observados no mesmo período de 2019 (clique aqui).

E o ritmo forte das exportações brasileiras de carne bovina foi fruto do crescimento da demanda chinesa que, em 2020 impulsionado as vendas do País para nível recorde (clique aqui).

E por falar em China, o país asiático foi o destaque dentre os maiores consumidores mundiais nos últimos anos, com aumento esperado no consumo de carne bovina de 37,1% entre 2016 e 2020.

O crescimento acumulado esperado no consumo de carne bovina no planeta entre 2016 e 2020 foi próximo de 5,8%, uma vez que variou de 56,2 para 59,5 milhões de toneladas em equivalente carcaça no período. E além da China, os Estados Unidos muito contribuiu para esse aumento, com alta esperada de 6,0% no consumo de carne bovina.

A perspectiva do aumento do consumo de carne bovina no Brasil foi modesta, de apenas 1,43%, penalizada pela expectativa de queda na demanda em 2020, conforme última revisão do USDA (Tabela acima).

A Figura abaixo ilustra a participação do consumo esperado de carne bovina, por país, em 2020, segundo dados do USDA.

consumo mundial de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

Os Estados Unidos, além do maior produtor mundial de carne bovina, segue como principal país consumidor, seguido da China e Brasil, respectivamente.

E é interessante observar que o consumo desses 3 países (Estados Unidos, China e Brasil), somados, representam quase metade de todo consumo mundial de carne bovina.

E por falar no consumo mundial de carne bovina, o Farmnews atualiza os dados dos maiores rebanhos e produtores em 2020. Clique aqui e confira os números!

O USDA apresenta também os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina. Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Participação, por país, no consumo mundial de carne bovina em 2020 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!