Mercado

Exportação de soja cai na parcial de setembro após acordo EUA e China

A exportação de soja do Brasil que vinha sendo destaque de alta em 2020, cai na parcial de setembro.

Pois é, após altas consecutivas em 2020 e alcançar patamar recorde, as vendas de soja do Brasil passaram a cair na parcial de setembro em relação a 2019.

Na média das duas primeiras semanas de setembro de 2020, os embarques diários foram de 197,16 mil toneladas, valor 10,1% menor que o observado em setembro de 2019 (219,22 mil toneladas).

Apesar da queda na exportação de soja, na parcial de setembro de 2020, o preço médio do grão comercializado aumentou 2,5% frente a setembro de 2019, a US$363,7 por tonelada.

O fato foi que a China voltou a demandar maiores volumes de soja dos Estados Unidos, cenário que evidencia um progresso na fase 1 do acordo comercial entre os países. Com isso, após mais de dois anos, os preços futuros de soja voltaram a operar acima dos US$10,00 por bushel na CME Group (Bolsa de Chicago).

Além da maior demanda, a alta externa esteve atrelada também à menor produção nos Estados Unidos. Com o maior interesse pela soja dos EUA, a demanda externa pelo produto nacional diminuiu, pressionando os valores nos portos brasileiros, segundo Cepea.

Nos Estados Unidos a produção de soja em 2020/21 deve somar 117,4 milhões de toneladas, valor abaixo da expectativa anterior, de agosto, quando a estimativa ficou em 120,4 milhões de toneladas. Essa queda foi decorrente de uma esperada menor produtividade da soja no país, caindo de 3,58 toneladas por hectare para 3,49 toneladas por hectare. Clique aqui e saiba mais do assuno!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados da produtividade da soja entre os principais países produtores em 2020. Afinal, quantas sacas por hectare de soja é esperado que o Brasil e seus maiores concorrentes produzam em 2020? Clique aqui e confira!

Adapado do Cepea

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo