Mercado

Dados da exportação do agronegócio do Brasil no 1° semestre de 2020

O Farmnews apresenta os dados da exportação do agronegócio do Brasil na primeira metade de 2020.

Afinal de contas, para quem, quanto e o que o agronegócio do Brasil exportou nos primeiros 6 meses de 2020?

Vale lembrar que em 2020, mesmo com as adversidades da COVID-19 as exportações do agronegócio brasileiro alcançado recorde histórico, impulsionado por uma forte desvalorização do Real e o aumento do apetite chinês pelas commodities agrícolas do Brasil. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura a seguir apresenta a participação dos principais países na receita de exportação do agronegócio brasileiro no acumulado do 1° semestre de 2020.

exportação do agronegócio do Brasil
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

O fato é que a China participou com quase 40,0% de toda receita de exportação do agronegócio do Brasil no 1° semestre de 2020, valor mais que o dobro da importância da UE, nosso segundo principal importador.

Nesse aspecto em especial, vale destacar o forte crescimento da participação chinesa no mercado de proteína de origem animal do Brasil, especialmente de carne bovina (clique aqui).

Pois é, mas apesar do forte aumento das compras chinesas por carne bovina, os produtos do complexo soja respondem por praticamente metade da receita de exportação do agronegócio nacional (46,3%).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra a participação dos setores na receita de exportação do agronegócio do Brasil no acumulado do 1° semestre de 2020.

exportação do agronegócio do Brasil
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

Aliás, a exportação de soja em grãos do Brasil tem acumulado recorde e, além de acumular a maior alta ao longo dos primeiros 6 meses de 2020, as vendas mais que triplicaram na última década. Clique aqui e confira os dados completos de exportação em 2020, até a primeira metade do ano comparado aos valores dos últimos 10 anos.

E mudança de assunto, essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez. Clique aqui!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo