Gripe aviária: dados da exportação de carne de frango do Brasil

O MAPA confirmou o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil e apesar da expectativa quanto aos desdobramentos, vamos apresentar alguns dados sobre a exportação de carne de aves do Brasil.
Com a confirmação do caso, uma das possíveis consequências é o da suspensão da importação de carne de frango do Brasil pelos países compradores (não sabemos quais ainda) e, caso isso de fato aconteça, vamos acompanhar os efeitos no mercado de carne como um todo no País. O efeito imediato, pontual, foi uma maior pressão de queda no mercado futuro do boi gordo ao longo da manhã (maio, 16).
O objetivo aqui é o de, nesse momento, apenas apresentar os dados da exportação e a representatividade de um dos principais importadores de carne de frango do Brasil, a China. Outros estudos sobre o assunto podem e devem ser apresentados pelo Farmnews.
Vale destacar que a exportação de carne de frango do Brasil em 2025, até a parcial de abril, foi recorde (primeira Figura). Não é apenas a venda de carne bovina do Brasil para o exterior (clique aqui) que tem renovado a máxima histórica no ano.
A Figura apresenta os dados de exportação de carne de frango do Brasil, no acumulado até abril, em mil toneladas, entre 2018 e 2025, segundo dados da COMEX.

É importante lembrar, como o próprio Ministério da Agricultura (MAPA) alertou em seu comunicado, que a Gripe Aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e de ovos, ou seja, a população pode se manter tranquila.
E enquanto o Brasil renova a máxima de exportação de carne de frango para o mercado internacional, a China, um dos principais compradores do Brasil participa com cerca de 15,0% do faturamento de toda a venda global realizada pelo País, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta os dados de compra de carne de frango do Brasil pela China, em mil toneladas e a respectiva participação do país na receita total de venda, entre janeiro e abril, de 2018 a 2025.

Apesar da participação relevante da China no mercado de exportação de frango do Brasil, em torno de 15,0% no faturamento, o ritmo de compra do país asiático tem se mantido relativamente estável ao longo dos últimos anos.
Vamos acompanhar o desdobramento, pois é uma notícia recente e ainda precisamos avaliar melhor os possíveis desdobramentos. Um leitor solicitou essa informação sobre a exportação e a importância da China nesse mercado para o Brasil e entendemos que seja relevante divulgar com o público em geral.
Não podemos esquecer, no entanto, que casos similares a esse, como no caso dos bovinos, com a Vaca Louca Atípica, teve efeito pontual e o mercado se ajusta em um curto período de tempo. O que é importante é entender as consequências no curto prazo, sem pânico. Vale ressaltar que os fundamentos do mercado seguem sólidos!
O Farmnews inclusive comparou a evolução do preço do boi gordo, suíno vivo e do frango congelado ao longo da parcial de 2025, mostrando que a alta acumulada pelo bovino foi a menor até a primeira metade de abril. Clique aqui e saiba mais do assunto!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!