Mercado

O que e quanto a China importa do agro do Brasil: dados até setembro

O Farmnews atualizou os dados da importação chinesa de produtos do agro do Brasil ao longo dos últimos anos, até setembro de 2023.

Saiba o que e quanto nosso principal parceiro comercial importou de produtos do agronegócio no acumulado entre janeiro e setembro de cada ano, de 2018 a 2023 (Tabela).

A Tabela a seguir apresenta os dados da importação chinesa de produtos do agronegócio do Brasil, em bilhões de dólares, entre janeiro de setembro, de 2018 a 2023, segundo dados da AgroSTAT.

agro do Brasil

E antes de falar em produto, a China renovou a máxima de importação de produtos do agro do Brasil e na parcial de 2023, até setembro, alcançou US$46,23 bilhões em compras.

O ritmo de compra chinês dos principais produtos do agronegócio brasileiro segue aumentando em 2023 com exceção da carne bovina que caiu frente a 2022 devido principalmente a queda no preço do produto brasileiro no mercado internacional (clique aqui) e também do embargo temporário ocorrido em fevereiro, devido ao caso atípico de vaca louca.

O fato é que a soja em grão é, de longe, o principal produto do agro brasileiro importado para a China e a receita de venda do produto segue aumentando ano após ano. Em 2023, até setembro, a vvenda de soja em grão do Brasil para a China somou o equivalente a US$32,25 bilhões, alta de 15,7% frente ao mesmo período de 2022. A importação de carne suína e de aves, ao contrário da carne bovina, também acumulou alta no faturamento na parcial de 2023.

Contudo, o principal destaque positivo ficou para o milho que se tornou o terceiro principal produto do agro importado pelo país asiático (Figura), atrás apenas da soja em grão e da carne bovina.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Figura abaixo ilustra a participação na receita, por produto, dos principais produtos importados pela China em 2023, até setembro.

agro do Brasil
Fonte: Dados da AgroSTAT (adaptado por Farmnews)

É importante destacar que de toda receita da importação chinesa de produtos do agronegócio do Brasil, praticamente 70,0% se refere a compra de soja em grão, seguido da carne bovina (9,0%) e do milho (4,0%). A carne de aves (2,9%) e carne suína (1,6%) completam a lista dos 5 maiores produtos do agro brasileiro exportados para a China.

A China também se tornou o maior importador de milho do Brasil em 2023. E sobre o assunto, o Farmnews atualizou os dados de compra dos maiores importadores de milho do Brasil em setembro de 2023. Clique aqui e confira os dados!

A exportação de carne bovina do Brasil para a China subiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2023 e voltou aos maiores patamares históricos. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo