Mercado

Participação chinesa na exportação de carne bovina do Brasil chega a 70%

O Farmnews apresenta dados da participação chinesa na exportação de carne bovina do Brasil entre os meses de janeiro e julho, de 2016 a 2022.

Pois é, confira como evoluíram as compras de carne bovina do Brasil pela China no acumulado até julho, entre os anos de 2016 e 2022, em receita e embarques (Tabela).

E por falar em exportação, a receita da exportação de carne bovina brasileira renovou a máxima histórica em julho de 2022. Clique aqui e confira os dados para os meses de julho, em 10 anos, de 2013 a 2022!

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de carne bovina do Brasil, total e para a China, em bilhões de dólares e em mil toneladas, segundo dados do MDIC-SECEX, entre janeiro e julho de cada ano, de 2016 a 2022.

A participação chinesa na exportação de carne bovina do Brasil, em faturamento, na parcial de 2022 até julho foi de 71,5% e nova máxima para o período.

Entre janeiro e julho de 2022 o Brasil exportou o equivalente a US$6,22 bilhões de carne bovina e apenas a China foi responsável por US$4,45 bilhões ou 71,5% desse valor, como destacado na Tabela acima. Ao longo do mesmo período de 2022 a participação chinesa no ritmo de compra, em mil toneladas foi um pouco menor, de 63,7%.

O fato é que desde 2016, no acumulado até julho, a participação da China no faturamento da exportação de carne bovina brasileira subiu de 17,7% para os atuais 71,5% em 2022. Isso reforça o aumento da importância do país asiático para o Brasil e, claro, os riscos que decorrem desse cenário de maior dependência.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E nesse aspecto de insegurança com a China, o mercado do boi gordo iniciou o mês de agosto bastante instável, com forte queda nos preços da arroba. Clique aqui e confira!

O Farmnews apresenta os dados da importação de adubos pelo Brasil nos meses de julho ao longo da última década, de 2013 a 2022. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo