Mercado

Poluição do solo e a segurança alimentar mundial

A poluição do solo é uma das questões mais importantes em relação a segurança alimentar na atualidade!

A poluição do solo representa uma ameaça preocupante para a produtividade agrícola, segurança alimentar e saúde humana, mas muito pouco se sabe sobre a escala e a gravidade dessa ameaça, alerta a FAO.

Clique aqui e saiba mais do desafios da segurança alimentar!

A industrialização, mineração e a intensificação da agricultura deixaram um legado de contaminação do solo em todo o planeta, enquanto o crescimento das cidades cada vez mais o solo como fonte de escoamento de lixo.

E por falar em lixo, vamos apresentar alguns dados da evolução da produção de lixo no Brasil e no mundo! Clique aqui!

O fato é que “a poluição do solo afeta os alimentos que ingerimos, a água que bebemos, o ar que respiramos e a saúde de nossos ecossistemas”, disse a diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo. E aqui vale ressaltar algo importante:  “o potencial dos solos para lidar com a poluição é limitado; a prevenção da poluição do solo deve ser uma das principais prioridades em todo o mundo”, acrescentou a diretora.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Mas, embora a intensificação agrícola, a produção industrial e a urbanização continuem a um ritmo acelerado, nenhuma avaliação sistemática do estado da poluição do solo em nível global foi realizada, destacam os dados da FAO.

E o pior é que a poluição do solo muitas vezes não pode ser percebida visualmente ou diretamente avaliada, tornando-se um perigo oculto, com sérias consequências.

Isso afeta a segurança alimentar, tanto por prejudicar o metabolismo das plantas e, assim, reduzir o rendimento das culturas, como também por tornar as culturas inseguras para consumo. Os poluentes também prejudicam diretamente os organismos que vivem no solo e o tornam mais fértil.

E, claro, solo contaminado com elementos perigosos (por exemplo, arsênico, chumbo e cádmio), produtos químicos orgânicos como PCBs (bifenilos policlorados) e PAHs (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos) ou produtos farmacêuticos como antibióticos ou disruptores endócrinos representam sérios riscos para a saúde humana.

E o que causa a poluição do solo?

De longe, a maior parte da poluição do solo é devida às atividades humanas. Atividades industriais, incluindo mineração, fundição e fabricação; Resíduos domésticos, pecuários e municipais; pesticidas, herbicidas, fertilizantes usados ​​na agricultura; produtos derivados de petróleo que são liberados ou degradados no meio ambiente; fumos gerados pelo transporte – todos contribuem para o problema.

Adaptado da FAO

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo