Mercado

Preço do bezerro quebra novo recorde em outubro de 2020

O preço do bezerro, avaliado em Reais por cabeça, superou nova marca, em valor nominal no início de outubro.

Pois é, em um ano de forte valorização do bezerro e do boi gordo, como temos discutido no Farmnews, tanto em valores reais como nominais, o bezerro tem levado vantagem. Aliás, uma grande vantagem em termos de ganho, basta avaliarmos a relação de troca de bezerros por boi gordo que, em agosto e setembro de 2020 alcançaram os menores patamares para o período, da história.

Na parcial de 2020, até outubro (6), o bezerro acumulou ganho de 54,5%, avaliado em Reais por cabeça, enquanto o boi gordo, no mesmo período, alcançou valorização de 31,4%.

E, claro, com o preço do bezerro em patamar recorde, o interesse pela atividade de cria aumenta, com reflexo na diminuição do abate de fêmeas. E isso já em sido observado, uma vez que a queda no abate de vacas na primeira metade de 2020 foi histórica, mostrando um nível de retenção de matrizes nunca visto. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura a seguir ilustra a evolução dos preços nominais do bezerro, segundo indicador Cepea (base Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, ao longo de 2020.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

No dia 6 de outubro o preço do bezerro, segundo Cepea, foi de R$2.266,6 por cabeça, o maior valor já praticado para o indicador e, com isso, acumulando alta de 54,5% no ano.

E com todo esse movimento de alta do mercado pecuário é importante olhar para o passado e avaliar um pouco melhor para a relação do preço e do ritmo de abate de vacas. O Farmnews apresenta dados relacionados a análise do ciclo pecuário de longo prazo da bovinocultura de corte no Brasil em 2020. Clique aqui e confira!

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo. Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019? Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo