Mercado

Preço do bezerro em outubro, em Reais por arroba e por cabeça, de 2011 a 2020

O Farmnews apresenta dados do preço do bezerro em outubro, avaliado em Reais por arroba e por cabeça, ao longo dos últimos 10 anos.

Afinal, como evoluíram os dados de preço e peso do bezerro em outubro, de 2011 a parcial de 2020?

Vale lembrar que em 2020 o preço do bezerro, a exemplo do preço da arroba do boi gordo, ficou acima e, aliás, muito acima em todos os meses, quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais! Pois é, mas já que estamos em outubro, vamos avaliar os preços do bezerro no período ao longo de 10 anos. Lembrando que a média de outubro de 2020 considera os dados parciais até o dia 19.

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço do bezerro, em valor nominal, segundo dados do indicador Cepea, base Mato Grosso do Sul, em Reais por cabeça e por arroba e o respectivo peso em outubro, de 2011 a 2020.

O preço do bezerro em outubro de 2020 foi recorde para o período e ao longo de toda a série histórica, tanto em Reais por arroba como por cabeça.

O interessante é considerar também que o preço do bezerro em outubro de 2020, em Reais por cabeça, apresenta ganho maior que o apurado em Reais por arroba quando comparados aos mesmo período de 2019 (Tabela). Isso porque o peso médio de venda do bezerro em outubro de 2020 foi maior que o observado em outubro de 2019.

Vale lembrar que os preços recordes do bezerro tem estimulado a atividade de cria e, com isso, o abate de vacas em 2020, pelo menos nos 6 primeiros meses do ano, somou 4,27 milhões de cabeças, o menor ao longo do período avaliado, desde 2015 e uma redução de 18,7% frente a 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra a evolução diária do preço do bezerro, em Reais por cabeça, ao longo de 2020, até a parcial de outubro, segundo indicador Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

No acumulado parcial de 2020 até o dia 19 de outubro, o preço do bezerro em Reais por cabeça acumulou ganho de 59,3%, variando de R$1.467,5 por cabeça desde o início de 2029 a R$2.337,9 por cabeça. E, claro reforçando que a valorização do bezerro tem superado o ganho do boi gordo no mesmo período, derrubando o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.

O Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo. Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019? Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo