Mercado

Preço do boi gordo e do bezerro perde para o acumulado da inflação

O preço do boi gordo e do bezerro, ambos passaram a acumular valorização abaixo da inflação entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2023.

Pois é, embora a inflação em 2022 tenha acumulado alta enquanto as commodities agrícolas queda, especialmente no segundo semestre do ano, quando avaliando um período maior de tempo, desde 2020, o ganho das commodities se mantinha acima do IGP-M. Mas esse cenário mudou nesse início de 2023, com a inflação já acumulando alta maior que o boi gordo e o bezerro.

E porque estamos utilizando o ano de 2020 como referência para essa análise? É que desde 2020 o preço das commodities agrícolas acumulou forte valorização, especialmente no cenário pós-covid, agravado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e todo contexto inflacionário dos últimos anos. Observe (Figura) que entre o início de 2020 e a abril de 2021 o preço do bezerro, por exemplo, chegou a acumular valorização de 96,8%. muito superior a inflação (IGP-M) até aquele período (34,7%). No caso do boi gordo, a máxima aconteceu em março de 2022, quando a valorização acumulada desde janeiro de 2020 ficou em 78,6%, muito acima da inflação naquele período (52,3%). Pois é, mas todo esse cenário se inverteu em janeiro de 2023, conforme destaca a Figura abaixo.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do IGP-M, entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2023 (dia 30).

preço do boi
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A inflação medida pelo IGP-M, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2023, passou a acumular alta maior que o preço do boi gordo e do bezerro.

Isso porque entre janeiro de 2020 e janeiro de 2023 o IGP-M acumulou alta de 52,6%, enquanto o boi gordo (Cepea) de 48,3% e o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) de 50,2% no mesmo período. Claro, considerando os valores médios até 30 de janeiro, faltando 1 dia útil para os dados completos do mês. Embora o mercado pecuário esteja com muita volatilidade (clique aqui), pouca coisa deve mudar, na média, incluindo os dados do encerramento do mês de janeiro.

A inflação do agronegócio é diferente de boa parte dos indicadores que fazem parte do IGP-M e, com relação a isso, temos constantemente apresentado dados da relação de troca com os grãos e a reposição (clique aqui) e os fertilizantes (clique aqui). Contudo, embora não seja uma referência das mais precisas para avaliar custo da pecuária, o IGP-M é uma referência importante e mostra que todo o ganho do boi gordo e do bezerro observado nos últimos anos se perdeu também quando comparado com esse indicador de inflação. Isso reforça o momento importante quando o assunto é a margem da atividade no ano de 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualizou os dados da variação mensal do preço do boi gordo e do bezerro entre janeiro de 2022 e a parcial de janeiro de 2023. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo