preço do boi gordo no 1° trimestre

Preço do boi gordo no 1° trimestre foi recorde: veja dados de 2010 a 2020!

O Farmnews apresenta os dados de preço do boi gordo no 1° trimestre, em valor nominal, entre os anos de 2010 e 2020.

O fato é que o preço nominal do boi gordo no 1° trimestre de 2020 foi recorde, com média próxima de R$200,0 por arroba e quase 30% acima do valor praticado no mesmo período de 2019 (R$151,8 por arroba).

Vale destacar que mesmo com os efeitos negativos e ainda incertos do coronavírus na economia mundial, o preço do boi gordo segue muito acima do apurado em 2019. Aliás, isso foi observado não apenas para o boi gordo mas também para o bezerro, milho e soja, como destacado pelo Farmnews (clique aqui).

Pois é, a Figura abaixo ilustra a evolução trimestral do preço médio do boi gordo no 1° trimestre de 2010 a 2020, em valor nominal, segundo dados do indicador Cepea.

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio nominal do boi gordo, segundo indicador Cepea, no 1° trimestre entre 2010 e 2020.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E um dos fatores que contribuiu para a alta do boi gordo foi o forte aumento das exportações de carne bovina, favorecida por um câmbio favorável ao aumento das vendas externas. E, nesse sentido, cabe ressaltar que a compra de carne bovina do Brasil pela China apresentou forte crescimento no 1° trimestre de 2020. Clique aqui e confira!

O importante é destacar que apesar da alta no preço da arroba do boi gordo, o ano de 2020 tem sido igualmente marcado pela forte alta nos custos de produção da atividade pecuária. Isso porque o poder de compra do pecuarista em relação a reposição do rebanho tem sido um dos menores dos últimos anos, bem como frente aos grãos (milho e soja), o que tem colocado pressão negativa na viabilidade da engorda confinada.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preço do boi gordo no 1° trimestre foi recorde: veja dados de 2010 a 2020! was last modified: by