Mercado

Preço do boi gordo nos meses de janeiro, entre 2010 e a parcial de 2024

O Farmnews comparou o preço nominal do boi gordo nos meses de janeiro, entre os anos de 2010 e a parcial de 2024.

O fato é que na parcial de 2024 o preço do animal pronto para o abate acumulou o segundo ano consecutivo de perda entre os meses de janeiro e com média no menor patamar desde 2020, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura a seguir apresenta os dados médios do preço nominal do boi gordo (Cepea), nos meses de janeiro, em Reais por arroba, entre 2010 e a parcial de 2024 (até o dia 22).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo foi de, em média, R$250,7 por arroba na parcial de janeiro de 2024, valor 12,5% menor que o observado em janeiro de 2023 (R$286,4) e o mais baixo desde 2020.

Apesar da queda entre os meses de janeiro, o preço do animal pronto para o abate segue relativamente estável em 2024 (clique aqui), enquanto o mercado futuro acumulou queda maior nos primeiros dias do ano, especialmente para os contratos com vencimento na primeira metade do ano.

E por falar no assunto, o Farmnews comparou o preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre janeiro e outubro de 2024 e a referência no mercado físico (Cepea) na parcial de janeiro. Clique aqui e confira!

O fato é que além de 2 anos consecutivos de queda entre os meses de janeiro (segunda Figura), o valor acumulou a maior perda ao longo da série iniciada em 2010 na parcial de 2024. Isso porque desde a máxima nominal para um mês de janeiro, em 2022, o preço do boi gordo acumulou queda de 25,9%

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea) entre os meses de janeiro, entre 2010 e a parcial de 2024 (até o dia 22).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Observando os dados históricos é interessante avaliar que em nenhum ano da série o preço acumulou 3 anos consecutivos de perda entre os meses de janeiro. É importante destacar, nesse aspecto, que o preço da arroba do bezerro acumulou o quarto mês consecutivo de recuperação na parcial de janeiro de 2024 (clique aqui), o que sinaliza perspectiva de preço da reposição gradativamente melhor ao longo do ano e uma expectativa de menor intenção do abate de vacas em 2024 comparado aos anos anteriores

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo