Mercado

Preço futuro do boi gordo acumula alta e melhor perspectiva!

O preço futuro do boi gordo, apesar da queda após 4 altas consecutivas, encerra semana com valorização frente ao final de agosto.

Além de acumular alta na parcial de setembro, até o dia 8, o preço futuro do boi gordo, para todos os contratos com vencimento em aberto e de maior liquidez, segue cotado acima do valor de referência no mercado físico, o Cepea. Isso confirma uma melhor perspectiva quanto ao futuro, ao contrário do que era observado em agosto.

O fato é que o mercado futuro do boi gordo apresentou um dia (8 de setembro) de correção, após acumular 4 dias de ganho consecutivo em setembro. O contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), por exemplo, caiu 2,6%, encerrando o pregão cotado a R$214,3 por arroba. Na parcial de setembro (8), contudo, o preço acumulou valorização de 8,1%.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto, ente setembro de 2023 e maio de 2024. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução do preço do boi gordo no mercado futuro (B3), contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), em Reais por arroba.

preço futuro do boi
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo caiu no dia 8 de setembro, mas acumulou ganho na semana e projeta valorização frente ao mercado físico.

A queda no mercado futuro pode ser um movimento de correção após as altas seguidas, com alguns investidores realizando lucros ainda com receio de uma retomada mais consistente dos preços dos contratos. Isso porque o mercado físico segue pressionado em setembro e a projeção de alta é, de fato, limitada pela fase do ciclo pecuário. A perspectiva para outubro é mais otimista e temos reforçado aqui que, sem exageros.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A exportação de carne bovina segue nos patamares recordes quando o assunto é ritmo de embarque. Por outro lado, os preços da carne bovina brasileira no mercado internacional seguem decepcionando (clique aqui). A oferta, pelo menos de fêmeas, tende a diminuir ao longo dos próximos meses, em razão do período reprodutivo. Aliás, o Farmnews apresentou dados que mostram a queda na taxa de abate de vacas nos meses finais de cada ano (clique aqui).

O cenário permite projetar preços mais favoráveis no mercado futuro do boi gordo (segunda Figura), ainda que os preços devam seguir com forte volatilidade e sensíveis aos desdobramentos dos acontecimentos no mercado físico.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre setembro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 8 de setembro.

preço futuro do boi
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptada por Farmnews)

O destaque fica para a perspectiva de alta frente ao físico para todos os contratos com vencimento entre setembro de 2023 e maio de 2024, ilustrado na Figura acima.

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em agosto de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo