Mercado

Preço futuro do boi gordo embora pressionado, mostra tendência de recuperação

O preço futuro do boi gordo, embora pressionado no curto prazo, sinaliza um movimento de recuperação ao longo do ano.

Como temos destacado aqui no Farmnews, antes de avaliar o preço em si, é importante observar o movimento da “curva” futura no mercado do boi gordo que, mostra uma tendência de recuperação após a primeira metade do ano (primeira Figura). E, claro, os patamares de preço variam e ainda é muito cedo para avaliar a expectativa de valores para os meses finais do ano, ainda mais com o mercado pressionado, para baixo, ao longo de fevereiro e da volatilidade no curto prazo (com China, efeito suspensivo de algumas unidades exportadoras). O curto prazo pode ser volátil, mas o fundamento mostra um mercado mais firme para 2025.

Vale lembrar que o preço do boi gordo passou a acumular queda na parcial de 2025 no final de fevereiro, em relação ao valor que encerrou 2024 (clique aqui), embora a média de fevereiro tenha sido quase 35,0% acima da média nominal de fevereiro de 2024 (clique aqui).

A Figura apresenta a evolução mensal do preço nominal do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2025 e o valor esperado entre março e outubro de 2025, de acordo com os dados da B3 em fevereiro (28), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo segue abaixo da média praticada no mercado físico, em especial para os contratos com vencimento na primeira metade de 2025, mas mostra um movimento de recuperação ao longo do ano.

Pois é, a pressão negativa no mercado físico tem feito com que o preço esperado do boi gordo fique abaixo da referência do mercado futuro (Datagro) para os vencimentos até julho, como mostram os dados da segunda Figura. Contudo, embora o mercado seja volátil e variações pontuais mais significativas de queda possam acontecer, a expectativa de baixa segue relativamente pequena.

A Figura ilustra a relação entre o preço esperado (B3) e atual (Datagro) para os vencimentos entre março e outubro de 2025, conforme dados de fevereiro (28).

Acompanhe - O Farmnews indica!
preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O fato é que o mercado futuro precifica, em fevereiro (28), uma queda de quase 4,0% para o vencimento em maio frente ao valor atual da referência Datagro. Por outro lado, a expectativa de alta para outubro igualmente segue relativamente modesta, em torno de 5,0% frente ao valor atual da referência Datagro.

Isso mostra que os extremos, de baixa e alta, para os contratos em aberto e de maior liquidez para 2025 seguem não muito distante do físico, mostrando um cenário atual de relativa cautela e igualmente oportunidades, especialmente para a segunda metade do ano.

E é importante destacar que o próprio investidor Pessoa Física aumentou o saldo na posição “vendida” nos contratos futuros do boi gordo no final de fevereiro, sugerindo um movimento de busca por proteção de preço no curto prazo (clique aqui).

O Farmnews atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de fevereiro, entre 2018 e 2025. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo