Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de outubro (18)

O preço futuro do boi gordo segue mais estável, variando entre ágio e deságio devido principalmente a maior oscilação do físico.

A referência do mercado futuro do boi gordo, no físico, o Cepea, apresentou uma maior volatilidade nessa segunda quinzena de outubro, ao contrário do mercado futuro que segue mais estável (clique aqui). E para acompanhar a evolução dos contratos futuros, o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

O fato é que o investidor parece estar em compasso de espera nesse final de 2023, aguardando uma melhor definição de tendência no mercado físico do boi gordo, após a recuperação observada ao longo de setembro (clique aqui).

Com isso, o mercado futuro do boi gordo segue oscilando entre ágio e deságio frente ao físico (Figura) principalmente devido a oscilação do indicador (Cepea). O preço do boi gordo (Cepea) acumulou queda de 2,3% na parcial de outubro (18) frente ao final de setembro, embora há 2 dias atrás (16) acumulava alta de 3,1% no mês. Na parcial do ano a queda foi de 19,5%.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 18 de outubro.

preço futuro do boi gordo
Fonte: dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre outubro de 2023 e maio de 2024 voltou a ficar acima do mercado físico na parcial de outubro (18), devido à queda no indicador Cepea.

A expectativa no curto prazo fica para a oferta de animais para o abate. Existe o receio de um eventual alongamento das escalas, também devido a um menor consumo de carne bovina, especialmente na segunda metade do mês, como tradicionalmente ocorre.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Além do consumo da atenção ao consumo doméstico, é importante lembrar que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil mostraram forte recuperação na primeira metade de outubro de 2023. Clique aqui e saiba mais!

E por falar na demanda de carne bovina, o Farmnews atualizou os dados que mostram a projeção do consumo mundial de carne bovina e por país para 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo