Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de outubro (18)

O preço futuro do boi gordo segue mais estável, variando entre ágio e deságio devido principalmente a maior oscilação do físico.

A referência do mercado futuro do boi gordo, no físico, o Cepea, apresentou uma maior volatilidade nessa segunda quinzena de outubro, ao contrário do mercado futuro que segue mais estável (clique aqui). E para acompanhar a evolução dos contratos futuros, o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

O fato é que o investidor parece estar em compasso de espera nesse final de 2023, aguardando uma melhor definição de tendência no mercado físico do boi gordo, após a recuperação observada ao longo de setembro (clique aqui).

Com isso, o mercado futuro do boi gordo segue oscilando entre ágio e deságio frente ao físico (Figura) principalmente devido a oscilação do indicador (Cepea). O preço do boi gordo (Cepea) acumulou queda de 2,3% na parcial de outubro (18) frente ao final de setembro, embora há 2 dias atrás (16) acumulava alta de 3,1% no mês. Na parcial do ano a queda foi de 19,5%.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 18 de outubro.

preço futuro do boi gordo
Fonte: dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre outubro de 2023 e maio de 2024 voltou a ficar acima do mercado físico na parcial de outubro (18), devido à queda no indicador Cepea.

A expectativa no curto prazo fica para a oferta de animais para o abate. Existe o receio de um eventual alongamento das escalas, também devido a um menor consumo de carne bovina, especialmente na segunda metade do mês, como tradicionalmente ocorre.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Além do consumo da atenção ao consumo doméstico, é importante lembrar que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil mostraram forte recuperação na primeira metade de outubro de 2023. Clique aqui e saiba mais!

E por falar na demanda de carne bovina, o Farmnews atualizou os dados que mostram a projeção do consumo mundial de carne bovina e por país para 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo