Mercado

Preço futuro do boi gordo iniciou março com queda maior para o curto prazo

O preço futuro do boi gordo iniciou março em queda, com o efeito da suspensão de 3 plantas exportadoras para a China prevalecendo.

Como temos destacado no Farmnews, apesar do momento de maior pressão negativa no preço do boi gordo no curto prazo (clique aqui), com reflexo na queda de preço também no mercado futuro do boi gordo, a tendência é que os preços se recuperem ao longo do ano (primeira Figura).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e outubro de 2025, em Reais por arroba, no dia 5 de março, considerando os valores do after-market.

preço futuro do boi
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo caiu nesse início de março, também como resultado da suspensão temporária de 3 plantas habilitadas a exportar carne bovina do Brasil para a China.

Esses movimentos pontuais relacionados a suspensão de compra de carne bovina brasileira pela China não é novidade e novamente pressionaram o preço no curto prazo, mas talvez não como muitos imaginavam. Em outras palavras, o investidor sabe cada vez mais que esses movimentos pontuais pouco ou nada alteram a tendência de longo prazo e, além disso, o mercado já precifica uma perda no curto prazo (Figura acima) e talvez esteja receoso em precificar quedas ainda mais significativa.

Lembra do tamanho da queda em 2021, quando a China suspendeu temporariamente as compras de carne bovina do Brasil devido ao caso atípico de vaca louca? Clique aqui e relembre! O mesmo aconteceu em 2023 e o efeito no preço futuro do boi gordo foi menor (clique aqui).

Nesse início de março, em um cenário muito mais restrito comparado a 2021 e 2023, o efeito da suspensão temporária dessas 3 plantas exportadoras foi bem menor. Mas o importante aqui é mencionar que casos como esse poderiam trazer quedas ainda mais significativas e aumentar a insegurança dos investidores, afastando muitos deles da B3 (e com isso ninguém ganha já que precisamos de mais liquidez nesse mercado). Por isso focamos nos fundamentos, já que movimentos pontuais acontecem e a gestão de risco é parte essencial para aqueles que participam da B3.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews inclusive comparou o preço esperado do boi gordo para os contratos com vencimento até outubro, com a referência no físico (Datagro) no final de fevereiro (clique aqui), mostrando que tanto os valores mínimos como máximos seguem relativamente próximos do físico.

A Figura ilustra a relação entre o preço esperado (B3) e atual (Datagro) para os vencimentos entre março e outubro de 2025, conforme dados de março (5).

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, você sabia que o controle de indicadores econômicos na pecuária ainda acontece, em geral, de modo fragmentado, com retrabalho, defasagem e limitações nas tomadas de decisões? Clique aqui e saiba mais!

 Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo