Preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 inicia 4ª semana de junho em alta

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 subiu pelo segundo dia consecutivo em junho (23).
O mercado futuro do boi gordo voltou a subir no final de junho, especialmente para os contratos com vencimento nos meses finais do ano, como o de outubro (primeira Figura), após um período de estabilidade e queda que, inclusive diminuiu a diferença entre o preço esperado e atual da arroba (clique aqui).
Vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil deve renovar a máxima histórica para um mês de junho, em 2025. O embarque médio diário de 12,06 mil toneladas no acumulado até a terceira semana de junho (14 dias úteis) representa uma alta de 25,3% em relação a média diária de embarque praticada em junho de 2024 (de 9,62 mil toneladas, considerando 20 dias úteis). Clique aqui e saiba mais!
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para outubro de 2025, em Reais por arroba, ao longo do ano.

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 voltou a ficar acima de R$340,0 por arroba em junho (23), apesar de ainda seguir relativamente estável no mês.
Como temos comentado no Farmnews, o preço futuro do boi gordo ficou mais estável em junho, ao contrário do mercado físico, com o valor esperado da arroba oscilando dentro de uma faixa de preço em torno de R$340,0.
O preço médio do boi gordo (Cepea) na parcial de 2025, até junho, foi cerca de 36,0% acima da média praticada no mesmo período de 2024. E, no segundo semestre de 2025 precifica uma alta menor, de em torno de 10,0% a 15,0% quando comparado ao mesmo período de 2024. Isso mostra que, nesse momento, o mercado futuro segue mais conservador em precificar altas mais expressivas para o boi gordo, mesmo diante de um cenário otimista.
Aliás o Farmnews comparou o comportamento de preço do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui) na primeira e segunda metade de cada ano, entre 2010 e a parcial de 2025.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 23 de junho, considerando os valores do ajuste.

O fato do preço futuro do boi gordo seguir mais estável em junho, ao contrário do mercado físico, em recuperação, é uma resposta do mercado a esse receio. Por esse motivo, comentamos que a queda na diferença entre o preço esperado e atual da arroba, quando acontece, é uma oportunidade menos arriscada para aqueles que esperam o movimento de alta no preço da arroba do boi gordo.
De qualquer modo, apesar do mercado futuro cauteloso, nossa visão é otimista para o restante de 2025, especialmente devido a expectativa de queda na oferta de fêmeas após um período de forte aumento do ritmo de abate de vacas e novilhas (clique aqui). A demanda deve seguir firme, especialmente a internacional. Claro, existem riscos pontuais, especialmente no mercado de exportação, em um momento de instabilidade e conflitos e é por isso que a gestão de risco é fundamental, sempre.
E mudando de assunto, a recuperação no preço do boi gordo em junho inclusive melhorou o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado, interrompendo uma sequência de 4 meses consecutivos de queda. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!