Preço futuro do milho frente ao físico: dados de abril (8)

O preço futuro do milho segue descolado, para baixo, do mercado físico em abril (8).
O preço futuro do milho voltou a subir na parcial de abril (8), acumulando o terceiro dia consecutivo de valorização, embora ainda permaneça com expectativa de queda frente ao valor atual do grão no mercado físico (Cepea). Aliás, como temos destacado, todos os contratos em aberto e com maior liquidez na B3 precificam queda no preço do grão, entre maio de 2025 e maio de 2026 (primeira Figura). E isso tem acontecido ao longo de todo o ano de 2025.
No mercado físico, o preço do milho (Cepea), embora acumule alta de 17,3% na parcial de abril (8) frente ao valor que encerrou 2024, considerando apenas o mês de abril, o grão segue em queda em relação ao final de março.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio de 2025 e maio de 2026, em Reais por saca, no dia 8 de abril.

O preço futuro do milho segue precificando queda frente ao físico para todos os vencimentos em aberto de maior liquidez em abril (8).
O importante é destacar que além de precificar queda em relação ao valor atual do grão, o preço do milho, como exemplificado pelo contrato com vencimento em novembro de 2025 (segunda Figura), se mantém muito descolado do mercado físico. Isso porque o contrato para vencimento em novembro de 2025 permaneceu relativamente estável ao longo de 2025, até abril (8), ao contrário do preço do milho que acumulou forte valorização no período.
E aqui cabe a reflexão, será que o mercado futuro do milho vai mostrar recuperação ou o mercado físico vai cair? Bom, claro que essa é uma pergunta difícil de ser respondida, ainda mais com a volatilidade e incertezas do mercado global, mas o que é certo é que os fundamentos do mercado do milho mostram estoques no Brasil em patamares muito baixos e revisões negativas frequentes do estoque de milho no mundo (clique aqui). Vale ficar atento!
A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço futuro do milho (B3) para vencimento em novembro de 2025, em Reais por saca.

A exportação de milho em grão do Brasil caiu nos primeiros 3 meses de 2025. Isso porque no acumulado entre janeiro e março os embarques de milho do País para o mercado internacional somaram 5,89 milhões de toneladas, valor 16,0% abaixo do observado no mesmo período de 2024 (7,01 milhões de toneladas). No 1º trimestre de 2023 a exportação de milho do Brasil foi de 9,78 milhões de toneladas, valor 65,9% acima do 1º trimestre de 2025.
E mudando de assunto, é importante destacar que embora todos os maiores importadores de carne bovina do Brasil tenham aumentado o ritmo de compra em março de 2025, o destaque positivo ficou para os EUA. Isso porque os EUA importaram 36,94 mil toneladas de carne bovina do Brasil, valor 565,5% acima do praticado no mesmo período de 2024 (5,55 mil toneladas). Clique aqui e confira!
Você já parou para pensar que o consumo consciente não é apenas mais um conceito bonito, mas uma realidade cada vez mais exigida pelo seu consumidor? Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!