Preço futuro do milho: maior diferença frente ao físico no final de março

O preço futuro do milho voltou a cair no final de março, aumentando a perspectiva de queda frente ao físico.
O preço do milho (Cepea) no mercado físico mais estável no final de março, em patamares pouco abaixo de R$90,0 por saca, com alta de 22,6% frente ao valor que encerrou 2024.
Apesar da forte valorização ao longo dos primeiros 3 meses de 2025, a perspectiva do grão para o restante de 2025 segue menos otimista, uma vez que os contratos com vencimento ao longo do restante do ano permanecem muito abaixo da referência no físico na parcial de março (25).
A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio de 2025 e março de 2026, em Reais por saca, no dia 25 de março.

O preço futuro do milho para maio de 2025 precifica queda de mais de R$11,0 por saca ou 12,6% em relação a referência no físico (Cepea), na parcial de março (25).
Os contratos com vencimento até março de 2026 seguem muito distante do valor do grão no mercado físico, com a diferença entre o valor esperado e atual aumentando com a maior queda do preço no mercado futuro (segunda Figura).
Pois é, o mercado futuro do milho, mais volátil, caiu de modo mais expressivo na segunda quinzena de março, ao contrário do mercado físico, mais estável.
A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço do milho no físico (Cepea) e futuro (B3) para maio de 2025, em Reais por saca, ao longo de 2025.

E é sempre importante lembrar que a revisão de março de 2025 do USDA, a exemplo da anterior (clique aqui), apresentou expectativa de queda na produção mundial e no estoque final de milho. O estoque mundial de milho deve somar 288,9 milhões de toneladas na safra 2024/25, queda de 0,5% frente a estimativa anterior (290,3 milhões de toneladas) e distante do estoque da safra passada (314,0 milhões de toneladas). Clique aqui e saiba mais!
Além do milho, o preço futuro da soja também se mantém pressionado e abaixo do físico, para todos os contratos em aberto de maior liquidez, na parcial de março. Clique aqui e saiba mais!
Você sabia que o investimento no agro vem, principalmente, dos próprios produtores e do crédito privado, ao contrário do que muitos possam imaginar? Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!