Mercado

Preços deflacionados do boi gordo, de janeiro de 2012 a parcial de 2018

O Farmnews atualiza os dados dos preços deflacionados do boi gordo, de janeiro de 2012 a parcial de 2018.

A Figura abaixo apresenta o comportamento dos preços deflacionados do boi gordo ao longo dos últimos anos, segundo indicador Cepea/Esalq e corrigidos pelo IGP-M.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Os dados da Figura acima ilustram o momento desfavorável de preços do boi gordo em 2018, já que, em valores corrigidos pela inflação, seguem abaixo dos valores praticados no mesmo período dos anos de 2014 a 2016. A exceção fica para o ano de 2017, já que o preço deflacionado do boi gordo em 2018 segue acima dos preços apurados no mesmo período de 2017.

Pois é, mas vale destacar que em 2017 os preços do boi gordo sofreram forte influência negativa dos efeitos da Operação Carne Fraca, especialmente no primeiro semestre do ano passado (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em preços deflacionados do boi gordo, confira a variação dos preços do boi gordo no primeiro semestre de 2018 em relação ao bezerro, milho, soja e o indicador de inflação (IGP-M). Clique aqui e confira os números!

O Farmnews também atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.

O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!

E já que estamos falando de dados históricos, vamos aproveitar a oportunidade de apresentar alguns números históricos da produtividade da pecuária de corte nacional.Clique aqui e confira indicadores de produtividade ao longo dos últimos 100 anos!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo