Mercado

Compare os preços do boi gordo em valores nominais e corrigidos

O Farmnews apresenta os preços do boi gordo ao longo dos últimos anos, em valores nominais e corrigidos pela inflação.

A Tabela a seguir ilustra os preços do boi gordo, média anual corrigida pelo IGP-M, desde o ano de 2006. Os preços do boi gordo referem-se aos dados do indicador Cepea/Esalq e corrigidos pelo IGP-M.

preços do boi gordo

No acumulado desde 2006 os preços do boi gordo, corrigido pelo IGP-M, acumulam valorização de 42,7%. Isso significa que o boi gordo valorizou 42,7% a mais que a inflação medida pelo IGP-M no período.

Para ilustrar melhor a diferença de preços do boi gordo em termos nominais e deflacionados, o Farmnews apresenta a Tabela abaixo.

preços do boi gordo

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços do boi gordo em valores nominais e corrigidos, conforme apresentado na Tabela acima.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Ao passo que os valores corrigidos do boi gordo acumulam valorização de 42,7% desde 2006, na mesma base de comparação, o valor nominal de preços do boi gordo acumulam alta de 162,4%.

O importante aqui é destacar que o ganho real do pecuarista, no período, é de apenas 42,7%, uma vez que é isso que os preços do boi gordo variaram acima da inflação.

Mas, apesar de no longo prazo o boi gordo estar variando acima da inflação, quando consideramos um período mais recente de tempo, o cenário muda. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews apresenta os preços históricos do boi gordo, média nacional, desde 1967. Os valores foram calculados pelo Farmnews utilizando a base de dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e do CEPEA-ESALQ e corrigidos pela inflação segundo indicador IGP-DI.

O objetivo é o de apresentar o valor presente do boi gordo ao longo desses 50 anos de história, ou seja, no valor de hoje, o quanto valia o boi de 1967 para cá. Clique aqui e confira!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo